Sumaia Villela/Agência Brasil
Sumaia Villela/Agência Brasil

Covid-19: testes que identificam anticorpos serão realizados pelo MS

Mais de 200 mil brasileiros serão testados. O levantamento deve permitir a detecção da resposta à infecção e à vacinação

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (5) uma pesquisa para descobrir qual a prevalência da Covid-19 nos diferentes grupos sociais da população brasileira. A testagem sorológica para identificar a presença de anticorpos deve ser feita em mais de 200 mil pessoas distribuídas por 274 municípios.

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os principais objetivos da amostragem são: descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa; estimar a magnitude da infecção pelo novo coronavírus nas capitais e regiões metropolitanas; e permitir cálculos mais precisos de morbidade e letalidade da doença.

Bolsonaro edita MP que dispensa licitação para compra de bens e serviços no combate à pandemia da Covid-19

Também devem ser colhidos dados sobre sintomas, contatos com casos suspeitos, realização de testes e vacinação, assim como todo o histórico de saúde dos participantes. Ainda não há previsão para a conclusão do levantamento.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.