Data de publicação: 18 de Novembro de 2021, 17:55h, atualizado em 18 de Novembro de 2021, 20:30h
LOC.: A chegada das chuvas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País, acende um alerta para o risco de possíveis desastres naturais.
Para minimizar o problema, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, orienta as defesas civis estaduais e municipais a atuarem antes, durante e após esse período.
Antes das chuvas, as principais recomendações são o desassoreamento de córregos e rios e o esvaziamento de bueiros para evitar inundações e alagamentos.
A Defesa Civil Nacional também destaca a importância de reservar uma área segura para receber possíveis desabrigados e desalojados, com estrutura apropriada e material de primeiros socorros.
Outra sugestão é a utilização de panfletos explicativos e carros de som, além de parcerias com emissoras de televisão, rádios, escolas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é abastecer a população com informações precisas e seguras sobre possíveis ocorrências e avisos meteorológicos.
Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, afirma que a preocupação com as chuvas não pode ser momentânea. As ações devem ser pensadas ao longo de todo o ano.
TEC./SONORA: Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres
"A Defesa Civil Nacional tem por característica um trabalho antecipado aos períodos de chuva com ações de prevenção, capacitação e preparação. Nós nos preparamos para as chuvas intensas organizando informações a partir de reuniões com agências de meteorologia, hidrologia e geologia a fim de termos um prognóstico mais adequado do que vai ocorrer nos próximos meses, semanas e dias. Quando observados eventos mais severos, é feita a comunicação com os órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil, além dos alertas que já enviamos cotidianamente."
LOC.: A conscientização e o comportamento da população durante as fortes chuvas também têm grande impacto nas consequências dos desastres naturais. O MDR orienta os moradores para os riscos de jogar lixo nas ruas e nas proximidades de rios e para a necessidade de limpar calhas e telhados.
A Defesa Civil Nacional também alerta para o perigo de pisos e paredes com trincas e rachaduras, que podem indicar possíveis desabamentos.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem: Manuela Rolim