LOC.: A menos de dois meses das eleições que vão escolher os novos prefeitos e vereadores brasileiros, o registro de candidatura precisa ser feito na Justiça Eleitoral até a próxima quinta-feira, 15. Na sexta, dia 16, começa a propaganda eleitoral e no dia 30 tem o início do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV.
O advogado eleitoralista e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Antônio Ribeiro, chama atenção para a responsabilidade e para os prazos.
TEC/SONORA: Antônio Ribeiro, advogado eleitoralista e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)
“É uma responsabilidade dos candidatos entregarem a documentação aos partidos para que haja o cumprimento desse prazo até 15 de agosto.”
LOC.: Vale lembrar que até o dia 16, qualquer candidato que fizer publicidade, ou pedir voto de forma explícita, pode ser considerado irregular e está sujeito a multa. Já a propaganda eleitoral gratuita que será veiculada em rádio e TV ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro. Onde houver segundo turno, a propaganda volta no dia 11 e vai até 25 de outubro.
Mais que obrigatório, o voto é o maior instrumento de exercício da cidadania que temos, avalia o advogado Antonio Ribeiro. Por isso, ele deve ser feito com tanto compromisso e responsabilidade.
TEC/SONORA: Antônio Ribeiro, advogado eleitoralista e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)
“É necessário que o eleitor esteja atento a todas as propostas, analise com cuidado as promessas que são feitas e, acima de tudo, exerça a cidadania votando e participando do pleito eleitoral.”
LOC.: O primeiro turno das eleições está marcado para o primeiro domingo de outubro, dia 6. O segundo turno acontece três semanas depois, no dia 27.
Reportagem, Lívia Braz