LOC.: Os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ser divulgados dia 11 de fevereiro de 2025, conforme divulgou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na previsão inicial, os resultados seriam divulgados no dia 21 de novembro.
Segundo o MGI, a União firmou um acordo judicial para garantir a continuidade do certame, a partir da reabilitação de mais de 32 mil novos candidatos que devem ter suas provas discursivas corrigidas. Sendo assim, todos os candidatos já habilitados permanecem no concurso.
A mudança no cronograma do CNU está relacionada ao fato de que alguns candidatos não completaram todo o processo de identificação do tipo de prova no cartão de respostas e isso acarretou na eliminação dessas pessoas. Porém, o acordo evitou a eliminação desses candidatos, tendo em vista que é possível identificar o tipo de prova por outros critérios.
A decisão garante, ainda, a correção – em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência – das provas discursivas e redações de candidatos que concorrem a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.
Em função do acordo, foi estabelecido um novo cronograma para o chamado Enem dos concursos.
Entre as novas datas, no dia 17 de janeiro de 2025 ocorrerá a divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarou com deficiência. E entre 17 a 18 de janeiro é o prazo para interposição de recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração.
Reportagem, Bianca Mingote.