
LOC.: Mais de 107 municípios do Rio Grande do Sul estão sendo afetados pelas fortes chuvas recentes no estado. De acordo com boletim divulgado pela assessoria de imprensa do governo, mais de 4.500 pessoas encontram-se desalojadas. Até a última nota divulgada, três mortes e um desaparecimento foram confirmados.
As equipes de emergência e voluntários do estado resgataram mais de 600 pessoas e cerca de 130 animais.
Os moradores do município de Paraíso do Sul não conseguem acessar o hospital da cidade, que fica localizado na Vila Paraíso. Alguns rios, como o rio Jacuí, o Taquari e o Paranhana, encontram-se em cota de inundação, enquanto os rios Uruguai, Quaraí, além de outros estão em cota de alerta.
Entre os principais municípios afetados, Jaguari é o único em decreto de estado de calamidade. Outros municípios, como Dona Francisca, Cerro Branco e Nova Palma se encontram em estado de emergência.
O estado vem tomando ações diante das situação emergencial. Nesta sexta-feira, dia 20, o governador Eduardo Leite se reuniu com prefeitos da região Central, no município de Santa Maria, para discutir os efeitos causados pelas chuvas desta semana. No encontro, Leite chegou a anunciar 60 milhões de reais em apoio aos municípios atingidos.
Por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o governo emitiu uma orientação emergencial com o objetivo de instruir sobre o resgate, manejo e acolhimento dos animais. Além disso, uma nova edição do Programa Volta por Cima está sendo preparada, com o intuito de atender às famílias afetadas pelas chuvas.
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) criou um Gabinete Especial de Apoio aos Municípios. O projeto tem como finalidade centralizar ações, articular recursos financeiros e oferecer suporte técnico permanente às gestões municipais. A iniciativa também oferecerá apoio para a captação de recursos junto aos governos estadual e federal.
Quanto aos próximos dias, a previsão é de que a próxima semana comece com uma frente fria, acompanhada de chuva. Os municípios localizados entre o Rio Grande do Sul e o Paraná podem ser atingidos por chuvas fortes.
O frio intenso, somado à ocorrência de chuvas, gera expectativa de neve localizada na Serra Gaúcha.
Já na terça-feira, dia 24, a previsão é de que o frio se intensifique. Durante a madrugada e o início da manhã, há chance de geada, variando de moderada a forte na Serra Gaúcha. Essa condição deve permanecer também na quarta-feira, dia 25.
Após esse dia, embora o frio intenso e a geada continuem, a massa de ar frio deve perder força gradativamente.
Reportagem, Myllena Barbosa