Serrinha dos Pintos (Rio Grande do Norte), São Félix do Xingu (Pará), Cavalcante (Goiás), Jardim Alegre (Paraná) e Santa Fé de Minas (Minas Gerais). Essas e outras 29 cidades brasileiras receberam, cada uma, um MOVCÉU e já podem desfrutar dos serviços oferecidos por esses equipamentos culturais.
Criados e distribuídos pelo Ministério da Cultura, os MOVCÉUs são vans totalmente equipadas para produção, compartilhamento e troca de conteúdos culturais. Elas possuem estúdio para edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão. Recursos que permitem apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística.
Os MOVCÉUs também possuem kit de livros, computadores, microfones e headphones, câmera fotográfica/filmadora, gravadores de som, software de edição de áudio e vídeo, tela de LED, cadeiras e mesas dobráveis e caixas de som.
Com todo esse aparato tecnológico, o público pode colocar em prática projetos culturais; ter acesso a filmes, músicas e apresentações, além de participar de encontros promovidos pela administração.
Essa experiência nos municípios tem sido muito positiva, como relata a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecília Gomes de Sá.
"O Ministério da Cultura acabou de firmar 32 convênios com estados e municípios que vão receber 36 MOVCÉUs, que é essa van equipada com biblioteca, com estúdio de gravação, ilha de edição, projetor de filme. E isso é muito importante, porque essas vans vão atender cerca de 300 localidades que historicamente não recebem recursos para infraestrutura cultural, porque são áreas isoladas, porque são áreas pequenas, municípios pequenos, menores de 20 mil habitantes, periféricos, vulneráveis. E todos esses estados e municípios mandaram um plano de ação, existem locais que nunca tiveram acesso sequer a um livro, porque a transportadora sequer chega nesses locais, e o MOVCÉU ele vai levar. Então essa infraestrutura, mas mais do que isso, ele vai possibilitar também a divulgação da cultura desses locais. Então é um processo de retroalimentação cultural, de divulgação e de fortalecimento dessas culturas que historicamente estão isoladas."
A iniciativa do Ministério da Cultura faz parte do Programa Territórios da Cultura, criado para formar uma rede de espaços culturais em territórios periféricos. A ideia é descentralizar a oferta cultural e fortalecer a participação comunitária. Entre os formatos do programa estão os CÉUS da Cultura, os MOVCÉUs e CÉUS das Artes, além de iniciativas para reforma e modernização de equipamentos culturais já existentes.
Saiba mais sobre os MOVCÉUs no site do Ministério da Cultura: www.gov.br/cultura.