Data de publicação: 16 de Novembro de 2021, 19:41h, atualizado em 16 de Novembro de 2021, 21:00h
LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, segue empenhado em estimular inovações no setor da construção civil para melhorar as moradias do Programa Casa Verde e Amarela.
Com esse objetivo, Alfredo do Santos, secretário nacional de Habitação, visitou a fábrica da Construtora Tenda, em Jaguariúna, no interior de São Paulo. No local, são produzidos os componentes utilizados nas moradias dos residenciais Alea, que têm como característica principal a alta tecnologia usada na construção.
Alfredo dos Santos destacou a importância de se avançar no processo de industrialização na construção civil.
TEC./SONORA: Alfredo do Santos, secretário nacional de Habitação
“Olhando pelo lado das empresas, o sistema de industrialização permite que as empresas fiquem menos tempo expostas às oscilações de mercado, trazendo mais previsibilidade para as operações. Quando falamos para o mercado consumidor, que é basicamente o foco da política pública, temos unidades com melhor acabamento, mais duradoura, com sistemas de manutenção mais em conta e adequado às condições dos compradores.”
LOC.: A fábrica da Tenda produz moradias direcionadas ao público do Programa Casa Verde e Amarela. A tecnologia usada é a Wood Frame – sistema que utiliza placas e perfis de madeira para construir casas e edifícios.
A inovação tecnológica no setor da construção civil possibilita a redução de custos, a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade da produção habitacional.
Para saber mais sobre o Programa Casa Verde e Amarela e outras ações de habitação do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberto Wagner