Camaçari vem tendo cuidados com a febre amarela desde o ano de 2016. Atualmente a cobertura vacinal da região está em torno de 54%, ou seja, algumas pessoas ainda não buscaram a vacinação em unidades de saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população ajude no combate à doença. Um exemplo de como ajudar, além de buscar as unidades de saúde, é informando ao governo da cidade sobre mortes de macacos. A Responsável Técnica por Imunização do município, Elisângela Britto, comenta que eles não são transmissores, mas sim importantes sinalizadores para que a população fique atenta em relação à doença.
“A gente não tem que matar os macacos, porque eles não transmitem a doença para gente. Eles na verdade são os primeiros a adoecer. Então eles de certa forma acabam protegendo a gente. Porque a partir do momento que eles começam a adoecer, sinaliza para gente que está tendo transmissão, está tendo ocorrência de circulação daquele vírus na localidade e dá tempo de a gente agir para evitar que as pessoas adoeçam. Então ele é favorável ao ser humano”.

Outra ação que será realizada no município será a vacinação de caminhoneiros, já que a doença pode ser importada de outros estados e quem ainda não foi vacinado pode adoecer. O coordenador de Imunização do Estado da Bahia, Ramon Saavedra, convida a população a comparecer às unidades de saúde.
“A gente aproveita a oportunidade para que a população se dirija para as unidades de saúde. Estamos vendo outras estratégias de vacinação, ou seja, vacinar casa a casa, disponibilizar postos volantes em supermercados, shoppings centers. Porque o objetivo é buscar não vacinados. O indivíduo que já tem uma dose da febre amarela tomada, não precisa mais buscar a vacina. A gente tem que buscar não vacinados, porque o objetivo é atingir a meta de vacinar 95% da população nessa região”.
Em Camaçari, por exemplo, pessoas podem se vacinar em unidades básicas de saúde localizadas no bairro de Arembepe, na Rua TV Rubalo, e em Camaçari de Dentro, na Avenida Derba, das oito da manhã até às cinco da tarde. A expectativa, até o dia nove de março, data de encerramento da campanha, é que 114 mil pessoas sejam imunizadas. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br/febreamarela.
#febreamarela