LOC.: O Ministério da Saúde pretende eliminar a malária do país até 2035. A pasta lançou o Plano Nacional de Eliminação da Malária, nesta quarta-feira (11). O programa visa reduzir os casos autóctones da doença até 2025, zerar o número de mortes até 2030 e abolir a doença por completo até 2035.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo com o avanço da redução de casos de infectados e óbitos pela doença nos últimos anos, em 2020 o número de mortes pela doença aumentou 12% em relação ao ano de 2019.
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia,disse que a ação do programa será intensificada nas regiões mais problemáticas.
TEC./SONORA: Arnaldo Correia - Secretário de Vigilância em Saúde (SVS)
“A maior prevalência e a incidência de casos de malária no nosso país são concentrados na chamada Amazônia legal. Região Norte, alguns estados do Centro-Oeste e do Nordeste. Será intensificada obviamente nesta região. E nesse sentido, o papel do Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e o papel da Secretaria Especial de Atenção do Indígena (SESAI) é fundamental.”
LOC.: A malária é uma doença que, caso não seja identificada e tratada da maneira correta logo no início, pode levar a complicações e até mesmo à morte.
Reportagem, Sophia Stein