BOLETIM DA SAÚDE: Dicas fáceis para manter o cuidado com a saúde durante Carnaval

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

SINOPSE:

Com a chegada do Carnaval, o Boletim da Saúde apresenta as principais dicas para manter uma vida saudável ao mesmo tempo em que se aproveita a maior festa do mundo.

*******************

ABERTURA: Boletim da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá para todos vocês que nos acompanham no Boletim da Saúde. Hoje o programa está voltado a um tema especial e que mexe com muitas pessoas por todo o país: estamos falando do carnaval, a maior festa do mundo. E para mostrar que mesmo nessa época é importante não descuidar, vamos apresentar dicas fáceis para manter o cuidado com a saúde. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora a Débora Rocha vai chamar as principais dicas para o carnaval.

LOC DÉBORA: Olá Edmar. Para que os foliões possam aproveitar ao máximo a festa de carnaval vamos falar sobre a importância da alimentação correta antes de cair na farra. Também vamos explicar que as famosas “dietas da moda” para perder peso rapidamente podem comprometer a saúde do corpo. Por fim, deixaremos uma super dica para você se manter hidratado durante a folia e evitar consequências ruins durante a diversão. E para falar mais sobre este assunto, vamos chamar aqui no estúdio a repórter Erika Braz.

LOC ERIKA: Débora sabia que aproximadamente 60% do nosso corpo é composto por água, e que ela ajuda a regular a temperatura corporal, colabora na oxigenação do cérebro e mantém o corpo bem nutrido. Então, Débora, é por isso que se manter hidratado é fundamental para a boa saúde, principalmente quando o corpo está em constante movimento como é o caso das pessoas que participam do carnaval. Durante a dança e as brincadeiras da festa, muitas pessoas esquecem a maneira adequada de se manter bem hidratado. A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, explica mais.

“Cuidado com o excesso na ingestão de álcool, a gente sabe das consequências ruins que trazem para a saúde e os dados mostram grandes consequências negativas. É superimportante beber bastante água, consumir sucos e frutas que têm bastante água, como melancia, melão, morango, abacaxi e laranja. Preferir tomar suco de frutas, preferir o que puder o mais saudável possível”.

LOC DÉBORA: Então vocês ouviram né? Fiquem atentos! Uma pessoa que perde muita água do corpo suando, se movimentando durante muitas horas, permanecendo em ambientes de muito calor, pode ficar desidratada. As consequências são enjoos, tonturas, desmaios e, em casos mais graves, pode levar à morte.

LOC EDMAR: E para participar das festas durante o carnaval é preciso muita animação. Afinal, quem quiser ficar horas dançando e curtindo com os amigos vai precisar de muita energia, não é isso mesmo Janary Damacena?

LOC JANARY: Exatamente Edmar, mas é importante saber como se alimentar corretamente, caso contrário, o que seria apenas diversão pode se transformar em uma situação indesejada. Uma pessoa com fome ou mal alimentada está mais propícia a ter problemas de saúde, como explica a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

“Antes de sair para um momento em que vai ficar muito tempo na rua, o ideal é fazer uma refeição saudável com comida de casa mesmo. Uma janta, um almoço, com arroz, feijão, carne, frango e legumes. Um lanche rápido com uma vitamina e frutas. E se puder levar alguma coisa, levar frutas secas, castanha, alguma coisa que possa comer fora, ajuda para não ficar muito tempo sem comer. Se você fica muito tempo sem comer, pode passar mal, pode ter desmaio”.

LOC JANARY: Importante, também, é não esquecer de que se você ficar em um local onde tenha comida, evite comer em excesso. Também é recomendado evitar os alimentos com muita gordura, prefira sempre alimentos assados aos que são fritos.

LOC EDMAR: É isso mesmo Janary. Mas, além disso, é preciso evitar comer alimentos que você não saiba como foram preparados ou se não houver condições de higiene. Para algumas dicas, você pode consultar o Guia Alimentar para a População Brasileira que é gratuito e pode ser encontrado no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

LOC DÉBORA: Você já deve ter ouvido ou lido vários tipos de dietas mágicas para deixar o corpo em forma pouco tempo antes de festas como a de carnaval ou épocas como o verão. Mas será que elas realmente fazem bem para a saúde do corpo? O repórter Luiz Philiple Leite nos conta mais sobre este assunto.

LOC LUIZ: Pois é Débora, essas famosas “dietas da moda” prometem reduzir o peso rapidamente e sem sacrifícios, mas são medidas radicais que não levam em conta a saúde do corpo. As consequências podem ser desagradáveis e prejudiciais. Em alguns casos a pessoa pode até emagrecer, mas de uma forma que não traz qualquer qualidade e pode acabar engordando tudo de novo. É isso que a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, explica para a gente.

“São dietas com uma restrição muito grande de calorias, de baixo valor nutricional e em geral não atinge grande perda de peso como se coloca. E segundo, que a tendência do corpo, logo depois, é recuperar e pode fazer o efeito sanfona que a gente fala. A tendência do corpo quando ele passa por uma restrição muito grande é perder peso, mas volta a ganhar peso por que economiza calorias”.

LOC LUIZ: Então, para quem deseja ter o corpo mais em forma, é importante compreender que não existe fórmula mágica e que nenhuma dieta que prometa resultados rápidos vai trazer benefícios à saúde. O Ministério da Saúde alerta que não é recomendada a adoção de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista para uma reeducação alimentar. Além disso, é preciso manter a prática regular de atividade física e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis.

LOC EDMAR: E para você que vai se divertir na folia, use camisinha! O governo federal distribuiu mais de 100 milhões de preservativos masculinos e femininos para você ficar mais protegido se o clima esquentar.

LOC DÉBORA: O uso da camisinha é muito importante. O hábito de não usar o preservativo tem impacto direto no aumento de casos de e aids entre os jovens. No Brasil, a epidemia avança na faixa etária de 20 a 24 anos. E o índice entre os jovens de 15 a 19 anos quase dobrou.

LOC EDMAR: Então agora chegou o momento de nos despedirmos e encerrar o programa desta semana. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Valeu, Edmar, até o próximo boletim! E uma ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde pelo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Apresentação Débora Rocha e Edmar Soares. Reportagem Érika Braz, Janary Damacena e Luiz Philipe Leite. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier. Realização Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.