BOA VISTA (RR): Secretaria de Saúde fará reunião com prefeitos para combater a Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dados do Ministério da Saúde mostram que Roraima fechou o ano passado com 313 casos confirmados de Dengue, 211 de Chikungunya e 167 de Zika. Ainda de acordo com a pasta, se comparado com os outros estados da região norte, Roraima foi o que atingiu o menor nível no índice de contágio por Dengue: quase 62 casos para cada 100 mil habitantes, e o segundo nesse quesito para Chikungunya e Zika: quase 42 casos para cada 100 mil habitantes e 33 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Apesar de ser uns dos melhores números da região, a Secretaria Estadual de Saúde já pensa em estratégias para reduzir os casos em 2017. Gestores estaduais da área estadual vão se reunir com representantes das equipes municipais que começaram a trabalhar com os novos prefeitos para discutir as melhores formas de tratar as doenças. Segundo Luciana Cristina, diretora do departamento de vigilância epidemiológica da secretaria, o evento será realizado no mês de fevereiro.


TEC/SONORA: Luciana Cristina, diretora do departamento de vigilância epidemiológica
“Nesse sentido a gente vai organizar um evento, no início de fevereiro, uma conversa entre prefeitos e governo, para que eles direcionem algumas questões administrativas, e a gente fica com a parte mais técnica da saúde, da vigilância em si, no sentido de passar informações básicas para as pessoas que estão entrando, que muitas vezes não estão na área da saúde, para que elas tenham noção de como fazer, do quê fazer, e depois a gente vai treinar as pessoas específicas, fazer um treinamento, que é de nossa competência.”


LOC: Para a diretora, a capacitação fornecida pela secretaria estadual de saúde ajuda a motivar e facilitar os trabalhos nos municípios, já que, de acordo com Luciana Cristina, o trabalho realizado em campo é o principal termômetro da situação de infestação do mosquito transmissor nas cidades roraimenses.


TEC/SONORA: Luciana Cristina, diretora do departamento de vigilância epidemiológica
“E aí os municípios, muitas vezes, solicitam novos treinamentos e capacitações. O estado também fica à disposição nesse sentido, de treinar não só as pessoas de campo, que são pessoas muito importantes para a gente, no sentido de estratégia, que eles estejam incentivados e de fato consigam realizar o trabalho. Tudo isso reflete para a gente como uma resposta positiva ou negativa para a gente fazer essa avaliação, então é importante que eles estejam engajados nessa luta, nesse combate, de maneira efetiva.”


LOC
: O esforço realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Roraima vai realmente ter resultado se a população participar do combate ao mosquito. Evitar água parada em calhas, caixas d’água, vasos de plantas, garrafas, latas, pneus e lixo em geral ajuda a prevenir a proliferação do mosquito transmissor e possíveis epidemias de Dengue, Zika ou Chikungunya. Acesse o portal saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas para não permitir a proliferação do mosquito. Ministério da Saúde, Governo Federal
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.