BETIM (MG): Município busca vacinar 95% da população contra Febre Amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


Todos os 853 municípios de Minas Gerais estão dentro das áreas de recomendação da vacina contra a Febre Amarela do Ministério da Saúde. Agora, com a chegada do verão, o aumento das temperaturas favorece a reprodução dos mosquitos transmissores, e consequentemente, amplia o potencial de circulação do vírus.

Para a Vigilância em Saúde de Betim, a expectativa é que 95% da população esteja vacinada até fevereiro de 2019. Até o momento, aproximadamente 400 mil moradores já procuraram uma Unidade de Saúde para a vacinação. Para Nilvan Baeta, diretor de Vigilância em Saúde de Betim, apesar do número de pessoas vacinadas no município estar alto, ainda existe preocupação.

“Nesse exato momento, nós estamos aproximadamente com 91% da população-alvo imunizada, mas o que é preconizado pelo Ministério da Saúde é 95%. Então, este número ainda me preocupa devido os casos que nós tivemos na cidade, que é a morte dos primatas. A melhor forma para prevenir é a vacinação. Porque é o meio mais seguro e eficaz para prevenção. Os dados revelam que 99% das pessoas tornam-se imunes à doença após 10 dias da vacina e o mais interessante, ela está disponível na rotina do Programa Nacional de Imunização, que é o PNI do Ministério da Saúde.”

Até outubro deste ano, o estado registrou 527 casos confirmados de Febre Amarela, dos quais 178 evoluíram para morte, número considerado elevado pelas autoridades de saúde. Em Betim, até o momento, foram registradas oito notificações em evidência. Desse total, nenhum caso foi confirmado. Os números positivos, porém, não são suficientes para tranquilizar os moradores. Valdirene Gonçalves, 47 anos, servidora pública e moradora de Betim, já procurou pela dose para garantir a proteção contra o vírus.

“Eu tomei a vacina durante o período que estava com posto volante aqui dentro do município. Aqui no município, toda vez que passamos por um posto volante a gente divulga, e diante disso e da necessidade, acaba que a gente sabe que a Febre Amarela é uma doença gravíssima e como é provado que a vacina é o meio mais eficaz de prevenção, eu fui lá vacinar, eu e outros colegas, é mais seguro.”

Os moradores de Betim que querem ter acesso à vacina podem procurar uma das 34 Unidades Básicas de Saúde da região. Já para quem tem alguma dúvida sobre a doença, a Central de Vacinação está localizada no Centro Administrativo. Agora, só depende de você. Vale lembrar que a partir dos nove meses de idade, todo mundo deve ser vacinado. Uma dose é suficiente para garantir a proteção. Previna-se! Para mais informações, acesse: portalms.saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.