Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Baixo estoque de sangue deixa Hemoba em alerta

Para reverter o cenário, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) pede para que os doadores procurem os pontos de coleta e façam suas doações

ÚLTIMAS SOBRE BAHIA


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico para quase todos os tipos sanguíneos. Segundo a Hemoba, os feriados no mês de outubro e no início do mês de novembro reduziram a movimentação de doadores nos hemocentros do estado. Em contrapartida, houve um aumento do número de entradas nas emergências.

Conforme a coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba, Aline Dorea, os tipos sanguíneos O-, O+, B-, B+, A- e AB- apresentam baixo estoque de bolsas de sangue e necessitam de doações. Ela faz um apelo tanto para quem já é doador de sangue como para aqueles que nunca doaram, que procurem uma unidade de coleta e façam a sua doação.

“No último ano, nós tivemos um aumento na demanda de transfusão. Aumentou o número de leitos da rede SUS aqui no estado da Bahia, que a fundação é responsável por estar fornecendo hemocomponente. E existe essa sazonalidade no movimento de doadores. Então, é muito importante que a gente estimule sempre quem estiver podendo fazer doação de sangue. Quem tiver esse tempinho, que procure um hemocentro mais próximo e se programe para vir fazer doação. É uma contribuição muito importante. O nosso trabalho depende da contribuição de vocês”, ressalta.  

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, descansado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, apresentar documento oficial com foto e ter idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária autorização dos responsáveis.

A coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba destaca a importância da doação de sangue.

“Uma bolsa de sangue total é fracionada em concentrado de massas, que são os glóbulos vermelhos do sangue; concentrado de plaquetas, que são as células que fazem a coagulação do sangue; plasma, que é a parte líquida do sangue onde circulam algumas proteínas e alguns fatores de coagulação. E essa bolsa de plasma ainda pode ser fracionada em bolsa de crio precipitado, que contém alguns fatores de coagulação mais específicos. Então, é um ato de doação muito importante. É um tempo relativamente pequeno que a pessoa tira ali na sua rotina e pode estar ajudando a salvar a vida de até 4 pessoas”, diz.

Onde doar

Em Salvador, as unidades móveis de coleta da Hemoba vão funcionar até sábado (11) no Salvador Shopping e no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes). As informações sobre os horários de atendimento das unidades de coleta em Salvador e dos 21 postos no interior do estado estão disponíveis no site da Hemoba.

Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue

Segundo o Ministério da Saúde, somente 14 em cada mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número significa que apenas 1,4% da população doa sangue regularmente. O número está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
 
Brasil e China firmam acordo para negócios na Bahia

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico para os tipos sanguíneos O-, O+, B-, B+ e A- e AB-. Segundo a Hemoba, feriados no mês de outubro e no início do mês de novembro reduziram a movimentação de doadores nos hemocentros do estado. Em contrapartida, houve um aumento do número de entradas nas emergências.

A coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba, Aline Dorea, faz um apelo tanto para quem já é doador de sangue como para aqueles que nunca doaram, que procurem uma unidade de coleta e faça a sua doação.
 

TEC./SONORA: Aline Dorea, coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba

“No último ano, nós tivemos um aumento na demanda de transfusão. Aumentou o número de leitos da rede SUS aqui no estado da Bahia, que a fundação é responsável por estar fornecendo hemocomponentes. E existe essa sazonalidade no movimento de doadores. Então, é muito importante que a gente estimule sempre quem estiver podendo fazer doação de sangue. Quem tiver esse tempinho, que procure um hemocentro mais próximo e se programe para vir fazer doação. É uma contribuição muito importante. O nosso trabalho depende da contribuição de vocês”.
 


LOC.: Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, apresentar documento oficial com foto e ter idade entre 16 e 69 anos.  A coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba destaca a importância da doação de sangue.
 

TEC./SONORA: Aline Dorea, coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba

“Uma bolsa de sangue total é fracionada em concentrado de massas, que são os glóbulos vermelhos do sangue; concentrado de plaquetas, que são as células que fazem a coagulação do sangue; plasma, que é a parte líquida do sangue onde circulam algumas proteínas e alguns fatores de coagulação. Então, é um ato de doação muito importante. É um tempo relativamente pequeno que a pessoa tira ali na sua rotina e pode estar ajudando a salvar a vida de até 4 pessoas”.
 


LOC.: As informações sobre os horários de atendimento das unidades de coleta em Salvador e dos 21 postos no interior do estado estão disponíveis no site da Hemoba pelo endereço: www. hemoba.ba.gov.br.

Reportagem, Landara Lima.