LOC.: A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico para os tipos sanguíneos O-, O+, B-, B+ e A- e AB-. Segundo a Hemoba, feriados no mês de outubro e no início do mês de novembro reduziram a movimentação de doadores nos hemocentros do estado. Em contrapartida, houve um aumento do número de entradas nas emergências.
A coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba, Aline Dorea, faz um apelo tanto para quem já é doador de sangue como para aqueles que nunca doaram, que procurem uma unidade de coleta e faça a sua doação.
TEC./SONORA: Aline Dorea, coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba
“No último ano, nós tivemos um aumento na demanda de transfusão. Aumentou o número de leitos da rede SUS aqui no estado da Bahia, que a fundação é responsável por estar fornecendo hemocomponentes. E existe essa sazonalidade no movimento de doadores. Então, é muito importante que a gente estimule sempre quem estiver podendo fazer doação de sangue. Quem tiver esse tempinho, que procure um hemocentro mais próximo e se programe para vir fazer doação. É uma contribuição muito importante. O nosso trabalho depende da contribuição de vocês”.
LOC.: Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, apresentar documento oficial com foto e ter idade entre 16 e 69 anos. A coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba destaca a importância da doação de sangue.
TEC./SONORA: Aline Dorea, coordenadora médica da coleta hematologista da Hemoba
“Uma bolsa de sangue total é fracionada em concentrado de massas, que são os glóbulos vermelhos do sangue; concentrado de plaquetas, que são as células que fazem a coagulação do sangue; plasma, que é a parte líquida do sangue onde circulam algumas proteínas e alguns fatores de coagulação. Então, é um ato de doação muito importante. É um tempo relativamente pequeno que a pessoa tira ali na sua rotina e pode estar ajudando a salvar a vida de até 4 pessoas”.
LOC.: As informações sobre os horários de atendimento das unidades de coleta em Salvador e dos 21 postos no interior do estado estão disponíveis no site da Hemoba pelo endereço: www. hemoba.ba.gov.br.
Reportagem, Landara Lima.