Foto: Claudionor Jr/SECBA
Foto: Claudionor Jr/SECBA

Bahia: Odontomóvel tem objetivo de alcançar 65 mil estudantes

“Ao se ter cuidados básicos por parte dos profissionais de saúde, consequentemente impede que surjam problemas maiores lá na frente”, comenta a advogada especialista em Direito da Saúde, sócia do escritório Bento Muniz Advocacia Rebecca Paranaguá

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O programa Saúde Mais Perto nas Escolas, também conhecido por Odontomóvel por ser realizado em carretas equipadas com consultórios de atendimento, é uma ação do governo do estado da Bahia e tem como objetivo disseminar práticas de higiene e promover o acompanhamento especializado na promoção e proteção da saúde bucal de estudantes e educadores.

Rebecca Paranaguá, advogada especialista em Direito da Saúde, sócia do escritório Bento Muniz Advocacia, comenta que o acesso facilitado desses estudantes, eliminando barreiras geográficas e financeiras, especialmente daqueles que não têm condições de pagarem uma consulta odontológica, é um dos grandes benefícios do programa.

“Podemos falar também na detecção precoce de problemas dentários, porque durante esse programa ao se ter cuidados básicos por parte dos profissionais de saúde, consequentemente impede que surjam problemas maiores lá na frente, então esse programa acaba ajudando a diminuir problemas mais sérios que podem ocorrer futuramente”, completa. 

Programação:

  • Sítio do Mato – Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário – 22 a 27/5. (Atende também os alunos do Anexo – Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário – Assentamento Vale Verde);
  • Saúde – Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro – Tempo Integral – 22 a 27/5;
  • Contendas do Sincorá –  Colégio Estadual Doutor Luiz Edson de Gouveia – 25 a 27/5;
  • Tanhaçu – Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães – Tempo Integral – 29/5 a 3/6. (Atende também os alunos do Colégio Estadual Costa e Silva – Distrito Sussuarana);
  • Bom Jesus da Lapa – Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova –  Tempo Integral – 29/5 a 19/6;
  • Caldeirão Grande – Colégio Estadual Rômulo Galvão – 29/5 a 3/6;
  • Curaçá – Colégio Estadual Manoel Novaes – Tempo Integral – 29/5 a 10/6. (Atende também os alunos do Anexo – CEMIT – Sertão do São Francisco – Distrito de Barro Vermelho; do Centro Territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho; do Colégio Estadual Agrovila 8 –  Distrito Pedra Branca; do Colégio Estadual Ananias Carlos do Nascimento – Distrito Riacho de Seco)

De acordo com o governo do estado da Bahia, a previsão é que o programa alcance cerca de 65 mil estudantes. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

A advogada aponta que, “entre os benefícios do programa, está o impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes atendidos, pois a saúde bucal acaba gerando bem-estar e aumento na autoestima dos estudantes”.

Veja Mais:

"Maio Amarelo", em São Paulo, alerta para os riscos de acidentes no trânsito

Apenas 15% dos brasileiros com mais de 16 anos estudam atualmente, aponta pesquisa
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.