Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Autoridades se reúnem para discutir a chegada do período chuvoso

Encontro foi direcionado aos órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promoveu, nesta quinta-quinta (2), uma segunda reunião com órgãos federais para tratar das ações preparatórias para o período chuvoso. O encontro reuniu representantes dos órgãos que integram o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). O primeiro debate ocorreu em novembro.

A reunião teve como principal objetivo o compartilhamento de informações sobre a capacidade de preparação e de resposta dos órgãos para o verão 2021/2022. O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Antonio Hiller, explicou que as instituições puderam conhecer as potencialidades das outras e o que cada uma, efetivamente, tem preparado para este período.

O coordenador destacou ainda que encontros como este podem ser muito positivos. “Essas reuniões acabam melhorando a aproximação e a articulação entre os órgãos”, observou Hiller, acrescentando as próximas ações adotadas pela Defesa Civil Nacional. “Rotineiramente, o Cenad já faz um trabalho de envio de avisos e de alertas meteorológicos e de desastres. Agora, vamos passar a fazer, especificamente, para este grupo composto pelos órgãos federais”, acrescentou.

Com isso, a intenção do MDR é possibilitar o recebimento dessas informações por parte dos órgãos federais e, consequentemente, o repasse delas. “Os órgãos federais poderão utilizar essas informações para desencadear ações de resposta do próprio órgão em alguma localidade que seja cabível e que se julgue necessário”, afirmou Hiller.

Para este período chuvoso, o Cenad também vai coletar dados sobre a atuação das instituições e compartilhá-los com todo o grupo, por meio de um informativo semanal, para que a disseminação do conhecimento seja ainda mais abrangente.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.:  A Defesa Civil Nacional promoveu, nesta quinta-feira, 2 de dezembro, uma segunda reunião com órgãos federais para tratar das ações preparatórias para o período chuvoso.  O primeiro debate ocorreu no mês de novembro. 

A reunião teve como principal objetivo o compartilhamento de informações sobre a capacidade de preparação e de resposta dos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Sinpdec, para o próximo verão.  

Antonio Hiller, coordenador-geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, destacou que encontros como este ajudam a aproximar os órgãos e facilitam o trabalho da Defesa Civil Nacional. 

TEC./SONORA: Antonio Hiller, coordenador-geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres
“Rotineiramente, o Cenad já faz um trabalho de envio de avisos e de alertas meteorológicos e de desastres. Agora, vamos passar a fazer, especificamente, para este grupo composto pelos órgãos federais.”

LOC.: A intenção do MDR é possibilitar o recebimento dessas informações por parte dos órgãos federais e, consequentemente, o repasse delas a estados e municípios e também à população.

Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Manuela Rolim