LOC.: Até janeiro deste ano, o Serviço Geológico do Brasil mapeou áreas de risco em 1.632 municípios brasileiros. Destes municípios, 1.575 foram identificados como áreas de risco alto_ e muito alto. Até o momento, são 13 mil e 500 áreas de risco em todo o Brasil.
O pesquisador em Geociências e geólogo e coordenador-executivo da Setorização de Áreas de Risco, Júlio Lana, explica que a área de risco é uma porção ocupada do território que está sujeita a sofrer perdas ou danos decorrentes da ação de eventos geológicos adversos, como deslizamentos de encostas ou inundações.
Ele diz que a estimativa é de que essas áreas sejam habitadas por cerca de 4 milhões de pessoas.
TEC./SONORA: Júlio Lana - pesquisador
"É importante ressaltar também que esse número tende a aumentar na medida em que novos municípios sejam mapeados. Ou seja, ele não corresponde ao total de pessoas que moram em áreas de risco no país.”
LOC.: Os cinco estados com maior número de áreas de risco mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil são Santa Catarina, com duas mil e novecentas áreas de risco; Minas Gerais, com duas mil e oitocentas, Espírito Santo, com mil, e São Paulo com 848 áreas de risco.
A professora da Unicamp e doutora em Engenharia Agrícola Ana Ávila informa que a análise de uma área de risco é feita a partir de estudos baseados nas características geológicas de cada local.
TEC./SONORA: Ana Ávila - professora
“É feito um levantamento de informações de clima, solo, orografia e com base nisso, é feito então um mapa de risco.”
LOC.: No último final de semana, o litoral norte paulista foi atingido por fortes chuvas. As cidades mais afetadas foram São Sebastião, Ubatuba, Bertioga, Ilhabela, Caraguatatuba, Santos, São Vicente e Praia Grande.
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que as ações de ajuda à população daquelas áreas abrangem o repasse de recursos para aquisição de cestas básicas, kits de limpeza de residências, de higiene pessoal e de dormitório, colchões, redes, refeições para as equipes de trabalho, água mineral, combustível e aluguel de caminhão pipa e de outros veículos.
Reportagem, Sophia Stein