LOC.: Com a melhoria do tempo, parques no Paraná estão reabrindo ao público. O Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, retomou parcialmente suas atividades. Outros parques, como Serra da Baitaca, Pico do Marumbi e Salto São Francisco da Esperança, também reabriram. Os Parques Estaduais do Monge e Campinhos voltaram a funcionar sem restrições.
Segundo o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, para a semana a previsão é de tempo seco com elevação das temperaturas em todo estado e a temperatura máxima deve superar os 30°C na divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul.
TEC./SONORA: Marcelo Schneider - Inmet
“O tempo deve mudar durante a quinta-feira, já na madrugada e período da manhã, com a passagem de áreas de instabilidade sobre o estado do Paraná, que devem provocar pancadas de chuva, trovoadas e até mesmo possibilidade de queda de granizo.”
LOC.: As chuvas mais fortes ficarão concentradas entre o sul e oeste do estado ao longo da quinta-feira e o tempo permanece abafado. Já na sexta-feira o tempo fica instável com sol, nuvens e pancadas de chuva isoladas no Paraná
A tenente Joyce Andressa de Oliveira da Defesa Civil Estadual esclarece que o estado oferece apoio complementar aos municípios atingidos por desastres, fornecendo itens de ajuda humanitária.
TEC./SONORA: tenente Joyce - Defesa Civil
“Então é um apoio complementar que acontece e permanecemos também com o monitoramento dessas ocorrências que estão em andamento, visto que existe a necessidade de inserção por parte do município, de informações no sistema, para que possam possibilitar a disponibilização desses itens e também auxiliar nas demais tramitações, referentes a auxílios do governo federal.”
LOC.: De acordo com o Relatório de Ocorrências da Defesa Civil, atualmente 77 municípios encontram-se em situação de emergência e 3 estão em estado de calamidade pública. Ao todo 227.869 pessoas foram afetadas, 14.157 estão desalojadas, 2.055 desabrigadas e 2 pessoas morreram.
Reportagem, Sophia Stein