LOC.: O lixo de uns é o luxo de outros. A frase se aplica a muitas situações e foi justamente dessa máxima que nasceu a Raízes do Açaí — uma empresa fundada no Norte do país que produz bebidas energéticas a partir do aproveitamento do grão do açaí, em um processo de produção totalmente baseado em inovação e sustentabilidade.
Rosilan Farias, fundadora da empresa, sabia que tinha um produto promissor: uma bebida de fácil preparo — feita por meio de infusão —, com um sabor marcante, mas produzida a partir de uma matéria-prima tradicionalmente bem aceita fora do Brasil, principalmente no mercado norte-americano: o açaí.
As vendas começaram em Macapá e Belém e logo chegaram a outros estados. Hoje são 12 em todo o país, mas não para por aí, conta Rosilan.
TEC/SONORA: Rosilan Farias, fundadora da Raízes do Açaí
“A Apex teve um papel importante e fundamental para que a gente pudesse se capacitar e entender um pouquinho desse universo da exportação. A gente fica muito feliz em ter participado do programa Peiex, que trouxe toda essa expertise do mercado e que a gente pôde fazer um planejamento de exportação.”
LOC.: Depois da qualificação com o Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, veio a expansão. A Raízes do Açaí vende para a Argentina e está em negociação para abrir mercados nos Estados Unidos e Austrália.
Para a empresária, foi esse apoio que os impulsionou a fazer a primeira venda para fora, o acompanhamento para abertura de novos mercados continua, inclusive com a participação em outros programas.
TEC/SONORA: Rosilan Farias, fundadora da Raízes do Açaí
“Agora, a gente está tendo esse acompanhamento também com o programa ‘Elas Exportam’, que a gente conseguiu se inscrever a tempo e estamos participando, e, além disso, a gente também participou de uma feira no ano passado — nossa primeira feira internacional junto com a Apex — que foi a ‘Plant Based Expo’, e foi muito interessante a gente perceber a presença e o impacto da Apex no mercado internacional.”
LOC.: O Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, foi só o primeiro em que a fundadora da Raízes do Açaí participou. Hoje, a empresa participa de outras iniciativas da Apex Brasil. Mas credita ao Peiex o fato de ter conseguido abrir seus primeiros mercados no exterior.
Entre 2023 e 2024, mais de seis mil empresas foram atendidas pelo Peiex e mais de mil delas exportaram mais de três bilhões de dólares no período. Quem participa do programa, recebe um diagnóstico completo sobre seu negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às exportações.
Quer saber mais sobre o Peiex e outros programas da ApexBrasil? Acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes.
Reportagem, Lívia Braz