Data de publicação: 20 de Maio de 2019, 15:45h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:29h
Na quarta-feira, dia 15 de maio, o Governo Bolsonaro enfrentou uma de suas primeiras provas de fogo. O presidente estava em Dallas, no estado norte-americano do Texas, recebendo uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. No Brasil, ao menos 200 cidades, segundo levantamento da imprensa, tiveram manifestações contra o Governo.
O motivo foi o bloqueio de recursos para a educação, anunciado nas últimas semanas pelo MEC. Houve atos em todos os estados do Brasil e também no Distrito Federal. Universidades públicas e particulares fizeram paralisações, convocadas por entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais, estudantis e políticos.
Os atos duraram o dia inteiro e deixaram imagens marcantes. Por um lado, faixas e cartazes pediam investimentos e melhorias na educação. Por outro, manifestantes carregavam bandeiras com mensagens partidárias e inscrições de Lula Livre.
Os acontecimentos - assim como tantos outros durante a gestão Bolsonaro - geraram repercussão no debate público. No Congresso, governo, centrão e oposição travaram embates acalorados diante da presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que explicava o contingenciamento.
Por isso, o Ilha de Vera Cruz desta semana vai discutir as possíveis consequências que essas manifestações podem trazer para o futuro do governo.
5m30: Entrevista com o cientista político, Antônio Flávio Testa, da UnB.
18m30: Entrevista com o cientista político, Sérgio Praça, da FGV.
-
Produção: João Paulo Machado e Bruna Goularte
Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues
Capa: Sabrine Cruz
Produto: Agência do Rádio Brasileiro
-
Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.
Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha