ZONA DA MATA E VALE DO RIO DOCE: Regiões reagem ao surto de febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O surto de febre amarela, que tem preocupado grande parte da população de Minas Gerais, vem sendo combatido com vigor pelo poder público dos municípios das regiões da Zona da Mata e do Vale do Rio Doce, como asseguram as autoridades de Saúde locais. Ao longo das últimas semanas, cidades como Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Santana do Manhuaçu e Inhapim intensificaram as ações de prevenção para controlar o avanço da doença. Em Inhapim, por exemplo, a vacinação contra a febre amarela alcançou cerca de 15 mil pessoas em quase vinte dias. De acordo com o secretário de saúde do município, Alex Pena, Inhapim registrou, neste ano, duas mortes por febre amarela e outras quatro pessoas também tiveram a doença. O secretário garante que, se não fosse as ações de prevenção, esse número poderia ser maior.

TEC./SONORA: Alex Pena, secretário de saúde de Inhapim

“Na verdade o município de Inhapim, ele não teve tanto problema com a febre amarela como Piedade, Imbé de Minas... e aí a gente atacou os distritos que dividiam com esses municípios, fazendo um cordão de isolamento no município de Inhapim.”

LOC.: Em Santana do Munhuaçu, as autoridades montaram uma verdadeira força tarefa para vacinar a maior quantidade de pessoas possível. De acordo com a secretária municipal de saúde, Euzilaine Aparecida, quase todos os cerca de oito mil habitantes da cidade já foram vacinados. Para alcançar esse número, a secretária conta que 20 profissionais, distribuídos em seis carros, fazem uma espécie de ronda pelas casas da cidade desde janeiro convocando a população. As folgas dos servidores da saúde foram suspensas em função desse esforço.

TEC./SONORA: Euzilaine Aparecida, secretária de saúde.

“Nós tiramos o pessoal que estava de plantão, enfermeiros e técnicos que estavam de folga. Todos foram convocados para a campanha. Quem estava de folga foi convocado para trabalhar, trabalharam todos esses dias.”

LOC.: A Secretaria de Saúde de Minas Gerais também montou um atendimento especial para os municípios de Caratinga, Manhuaçu e Simonésia, onde as doses de vacinas foram ampliadas. A principal estratégia de combate à doença é a vacinação. O Ministério da Saúde orienta duas doses da vacina para se proteger da febre amarela por toda a vida. Quem já tomou as duas doses, não tem necessidade de tomar a terceira. Para mais informações sobre a doença, acesse www.saude.gov.br. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.