ZABELÊ (PB): Trabalho de combate ao Aedes não pode parar, diz secretária de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
 
REPÓRTER: Zabelê foi classificado pelo Ministério da Saúde como um dos municípios prioritários no reforço às ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
 
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, embora tenha apenas dois mil e 400 habitantes, o município já notificou 26 casos de chikungunya e 24 de dengue somente nos primeiros meses do ano.
 
A equipe de agentes de endemias e de saúde percorreu as ruas da cidade e já visitou todas as residências em busca de possíveis focos do mosquito. Além disso, uma das estratégias usadas pela população tem sido o uso de peixes nos reservatórios de água como forma de eliminar as larvas do mosquito.
 
A secretária de Saúde, Luciene Henrique, explica que o trabalho de prevenção ao mosquito precisa continuar e que os moradores de Zabelê também têm um papel muito importante.
 
Sonora: Luciene Henrique, secretária municipal de Saúde
 
“Só quem pode combater [o Aedes] é a população consciente, sabendo que ela tem que fazer a parte dela. O poder público tem feito a sua parte, mas a população... é primordial que ela faça essa higienização. Esse cuidado com, principalmente, a questão dos reservatórios de água... que mantenha com tampa. Se vir que a coisa não está bem, comunicar a secretaria. A gente logo envia o agente para, mais uma vez, orientar”.   
 
REPÓRTER:  A secretaria fica na Rua Alcindo Lafayette, sem número. Você também pode ligar para o telefone 3303-1000.Lembrando que você também pode aprender como combater o mosquito pelo site do Ministério da Saúde, no endereço:combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, William Nascimento

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.