VOCÊ SABE?: Balança comercial tem déficit em novembro; Saiba o que significa na economia do Brasil

Balança comercial tem déficit em novembro; Saiba o que significa na economia do Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 1min59seg

REPÓRTER: Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre balança comercial. Mas, você sabe o que ela significa? Qual a importância dela para a economia brasileira?

SONORA: Vendedor – Paulo Araujo

"Não, não sei não. Desconheço. Também não sei."

SONORA: Gari – Carlos Santos

"Não sei, não. Também não sei (a importância)."

REPÓRTER: A balança comercial reúne as importações e exportações do país. É como se pegássemos literalmente uma balança de dois pesos e de um lado colocássemos tudo o que o Brasil produziu e mandou para outros países e todos os produtos que recebemos de outras nações. Se pesar mais do lado em que produzimos e exportamos, haverá saldo, ou seja, resultado positivo. Agora, se o lado dos produtos que compramos de fora for mais pesado, o resultado financeiro vai ser negativo, ou seja, haverá déficit da balança comercial. A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador. De acordo com o economista do Conselho Federal de Economia, Róridan Duarte, ela pode também, trazer riquezas para o Brasil.

SONORA: economista – Róridan Duarte

"A balança comercial reflete ao saldo entre essas vendas do país no exterior e as compras que o país faz lá fora. E a importância é porque é uma fonte de trazer recursos para o país. À medida que ele tem uma balança positiva, significa que ele conseguiu vender mais do que comprar lá fora, então ele tem dólares entrando como saldo para dentro do país."

REPÓRTER: E por falar na balança comercial, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, divulgou na última segunda-feira que a compra de bens em outros países superou a venda de produtos brasileiros para o exterior. A balança comercial teve, então, um déficit de 804 milhões de reais entre os dias 10 e 16 de novembro. No acumulado do ano, o número também ficou no vermelho.

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.