VITÓRIA (ES): Chegada do Verão reacende preocupação com mosquito da Dengue na cidade

Até novembro, mais de 3.800 casos suspeitos de Dengue, com duas mortes confirmadas, além de mais de 1.100 notificações de Zika e 135 de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A chegada do Verão anima a Capital. A temporada esquenta a economia local, além de trazer turistas para a cidade. No entanto, a estação também pode trazer à Vitória uma questão inconveniente. As altas temperaturas associadas a uma maior frequência nas chuvas são,o cenário perfeito para a reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 foram registrados, até novembro, mais de 3.800 casos suspeitos de Dengue, com duas mortes confirmadas, além de mais de 1.100 notificações de Zika e 135 de Chikungunya. Ao todo, foram confirmados quatro casos de microcefalia em bebês, 13 ainda estão sob investigação. A secretária de saúde de Vitória, Daisy Koehler, afirma que a quantidade de notificações diminuiu ao longo do ano, e aponta uma das ferramentas que fortaleceu o combate ao inseto na cidade.
 
TEC/SONORA: Daisy Koehler, Secretária de Saúde Municipal
 
 “Nós temos o 156, que é o nosso telefone para denúncias para todas as questões da cidade. Essa ferramenta nos ajudou muito para estar identificando os casos onde tínhamos o maior número de notificações. A própria população denunciava terrenos abandonados, casas fechadas, então isso nos ajudou muito no monitoramento e nas ações programadas para o território.”
 
LOC: As denúncias aliadas ao trabalho dos agentes de saúde e endemias e, principalmente, a conscientização da população, contribuíram para uma melhora no quadro. A cidade conta com aproximadamente 600 agentes de saúde e combate a endemias, que visitam as casas, ensinando os moradores a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Alguns bairros da cidade tem um histórico de maior quantidade de casos ligados ao mosquito, dentre eles, o centro e o Jardim Camburi. O aposentado Manoel Mendonça, de 62 anos, morador do Jardim Camburi, conta que teve Dengue em 2013 e em 2015. Além dele, a esposa também foi infectada. Manoel aponta, o que acredita, ser o principal problema da região.

TEC/SONORA: Manoel Mendonça, Aposentado
 
“O nosso bairro é tido como de classe média alta. Mas não é bem assim com relação às atitudes cívicas. O pessoal não tem muitas preocupações com relação às demandas do bairro. Águas, lixos e tudo mais. Principalmente as mansões, onde têm piscinas, os prédios que têm piscinas, nós percebemos que não tem muita preocupação do usuário, no caso, o morador.”
 

LOC: Para fortalecer o combate ao mosquito, carros fumacê estão circulando por Vitória desde o dia primeiro de novembro. Até o dia 30 de novembro, o carro vai passar pelos bairros Jardim Camburi, Centro, Gurigica e Consolação. Os moradores devem abrir as janelas das casas para que o veneno entre e mate os mosquitos. Para mais informações sobre a prevenção ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.