VITÓRIA (ES): Agentes de combate ao Aedes estão visitando 180 mil imóveis, no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  A Secretaria de Saúde de Vitória montou um verdadeiro exército para combater o Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir dengue, chikunguya e o vírus Zika. Ao todo, são 197 agentes de endemia e 403 de saúde que, com ajuda das Forças Armadas, Corpo de bombeiros e Defesa Civil, estão nas ruas da capital para vistoriar 180 mil imóveis. A recepcionista, Débora Nascimento, trabalha em Fradinhos, bairro entre os mais infestados pelo Aedes, em Vitória. Ela conta que, o local de trabalho já foi visitado pelos agentes e, que as dicas repassadas são importantes para evitar que o mosquito nasça.  
 
SONORA: Recepcionista – Débora Nascimento
 
“Sim, elas chegaram na academia, eram duas. Primeira coisa que elas perguntaram era onde tinham ralos na academia. Elas olharam, perguntaram se eram de uso, se tinha caixa d’água. Verificaram estava bem tampada e orientaram com relação ao cuidado que devemos ter com água parada dentro do ambiente ”.
 
REPÓRTER: Ao todo, Vitória registrou 645 notificações de Zika e mil 318 casos de dengue. 19 casos de microcefalia estão sendo investigados. Os agentes de combate ao Aedes já vistoriaram 60 mil imóveis na capital, segundo a Secretária de Saúde de Vitória, Daisy Koehler. Ela pede que toda a população de Vitória contribua com o combate e abra as portas das casas para a vistoria dos agentes.
 
SONORA: Secretária de Saúde de Vitória – Daisy Koehler
 
“Eu gostaria de pedir a todos os cidadãos, que recebam os nas suas casas nossos agentes comunitários de saúde, nosso agentes de endemia. Eles são uniformizados, com crachás... Abram as portas para eles , que eles vão dar todas as orientações de como eliminar e acabar com os criadouros do mosquito  ”
 
REPÓRTER:  A recomendação do Ministério da Saúde é que, cada família reserve 15 minutos por semana para combater o Aedes aegipty. A dica é acabar com possíveis focos do mosquito com limpeza dentro de casa, nos quintais e varandas. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, dengue e chikungunya é impedindo o nascimento do mosquito, como lembra o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.  
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.