VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE): No combate ao Aedes, 25 mil imóveis vão ser visitados

Máquinas retroescavadeiras e caminhões dão suporte em mutirão contra o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quando o assunto é não dar chances para o Aedes aegypti, o auxiliar de escritório, Denis dos Santos, de 25 anos, tem na ponta da língua os cuidados que se deve tomar para evitar que o mosquito nasça.
 
SONORA: Auxiliar de escritório, Denis dos Santos
 
“Nós temos tomado as devidas precauções a respeito de não juntar água, olhar sempre o quintal, usando spray para evitar que o mosquito se prolifere com eficácia.”
 
 
REPÓRTER: Mas nem todos os vizinhos seguem o exemplo de Denis. Ele é morador de Jardim Ipiranga, um dos bairros mais afetados pela infestação do Aedes, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. Para eliminar os possíveis focos do mosquito, 25 mil imóveis do município devem ser visitados até o fim de abril. A mobilização conta com 204 agentes comunitários de saúde e 56 de endemias que estão nas ruas destruindo criadouros e orientando a população sobre como evitar a proliferação do mosquito. Diariamente, um mutirão de combate ao Aedes passa pela cidade. Máquinas retroescavadeiras e caminhões dão suporte à ação. Nesta terça, a ação vai ser no bairro Lídia Queiroz. Mas é preciso que todos cooperem e abram as portas para os agentes de combate, como pede a secretária Municipal de Saúde, de Vitória de Santo Antão, Veraluce Rodrigues.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: secretária Municipal de Saúde, de Vitória de Santo Antão, Veraluce Rodrigues.
 
Gostaria de comunicar a população, que esse trabalho de vencer essa epidemia não depende só da Secretaria de Saúde e nem dos agentes. A participação tem que ser efetiva da população. Então eu gostaria que vocês recebessem bem os nossos agentes e que não tenham medo de abrir suas casas porque nos estamos juntos.”
 
 
REPÓRTER:  Cada família deve dedicar 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. A participação da população é fundamental para que o combate ao mosquito seja eficiente, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“O indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança? É que nós já o vencemos no passado. Nós temos vários exemplos que a sociedade junto com o poder público se mobilizou e conseguiu praticamente eliminar o mosquito.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir no combate ao Aedes em Vitória de Santo Antão pode ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3523-1111 Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.