VIOLÊNCIA: Um em cada três brasileiros acredita que mulher é culpada por estupro, diz estudo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Um em cada três brasileiros acredita que, nos casos de estupro, a culpa é da mulher. As informações são da pesquisa realizada pelo Datafolha, por encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo, divulgado nesta quarta-feira (21), mostra que 33,3 por cento da população brasileira acredita que a vítima é culpada pelo estupro.
 
O pensamento é ainda mais comum entre os homens: 42 por cento acreditam que as mulheres que “se dão ao respeito” não são estupradas. Apesar de ser um número menor entre as mulheres, 32 por cento delas ainda culpam a vítima e concordam com a afirmação.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, 30 por cento dos homens concordam que, se a mulher usa roupas consideradas “provocativas”, ela não pode reclamar se for estuprada.  
 
Além disso, o levantamento mostra que 65 dos brasileiros têm medo de sofrer algum tipo de violência sexual.  Esse medo é muito maior entre as mulheres: 85% teme ser estuprada.
 
A pesquisa entrevistou, entre os dias 1º e 5 de agosto, três mil 625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Para denunciar violência contra a mulher, use o Ligue 180. Esse é um serviço grátis e confidencial, disponível em todo o país para receber denúncias de violência e orientar as mulheres sobre seus direitos. 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.