VARGEM GRANDE (MA): Município está na lista dos prioritários no combate a Dengue

Salvar imagem

 LOC: Você acredita que até hoje tem gente ficando doente por causa do descuido dos outros no combate a Dengue? Maria Lago mora em Vargem Grande, localidade que está entre os quatro municípios com risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Vírus Zika no Maranhão. Ela pegou Chikungunya em fevereiro e só em agosto começou a sentir melhora na saúde. Ela passou seis meses sofrendo com dores e mal estar e conta para você como foi esse pesadelo.

TEC/SONORA: Maria Lídia Rosa do Lago, personagem

“Olha, eu fiquei tão ruim, tão ruim a ponto de não poder nem andar. Os meus pés inchados, as minhas mãos não podiam nem pegar no pente, para pentear o meu cabelo, nem levantar o braço. Toda a semana, tinha que ir para o hospital, uns três dias consecutivos. Às vezes, quando eu acordo de manhã, não posso quase nem levantar. Tem que levantar devagarinho. Até hoje, eu sinto. No conjunto onde eu moro, já teve muitos casos. Se todo mundo cuidasse, evitaria, com certeza.”

LOC: Vargem Grande tem mais de dez mil imóveis que vão passar por vistorias dos agentes de saúde e de endemias, mas ainda assim cada família deve colaborar no combate ao mosquito, como reforça o secretário de Saúde da cidade, Charles Marinho.

TEC/SONORA: Charles Marinho, secretario de Saúde de Vargem Grande (MA)

“A gente percebe claramente que as pessoas têm em mente que a Secretaria de Saúde que tem que tirar o lixo do quintal delas, e isso é um absurdo. Se não cuidar do quintal dele, ele vai adoecer, ele vai ter que procurar o hospital e vai ser pior para ele. Olha, a conscientização é tudo. ‘Meu quintal está limpo, mas do vizinho não está, entendeu? Daí eu acabo ficando doente, porque o vizinho não fez a parte dele'.”


LOC: Gestores, profissionais de saúde e moradores estão juntos na batalha contra esse mosquito e você não pode deixar de participar desse combate. Faça sua parte. O Ministério da Saúde recomenda que as famílias de Vargem Grande e de todo o estado observem locais e objetos que possam acumular água, que podem ser de criadouro do mosquito para reduzir número de casos de Dengue, Chikungunya e vírus Zika. Saiba como prevenir e eliminar focos do mosquito no site, saude.gov.br/combateaedes.
 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.