UNIÃO (PI): Mãe convence família sobre benefícios da vacina contra HPV e garante proteção da filha contra câncer do colo do útero

Apenas 26% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de União

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A filha de 12 anos da professora de União, Joelma Machado, já tomou as duas doses da vacina contra o HPV. Mas, para conseguir imunizar a jovem, a educadora precisou fazer a conscientização sobre a importância da vacina dentro de casa. O marido de Joelma Machado, não queria deixar a menina receber a vacinação, pois achava que, isso era um meio de incentivar que a garota tivesse relações sexuais. Porém, ela conseguiu mostrar que, a vacina é a forma de prevenção mais segura contra o papiloma vírus e o câncer do colo do útero, além de, não ter relação com o início da vida sexual da filha.
 
SONORA: professora, Joelma Machado 

“Eu vejo a oportunidade da vacina evitar o câncer do colo do útero. E, em casa eu encontrei uma certa barreira pelo meu marido, que achava que era um incentivo a ter relações sexuais. A gente foi conversar com a agente de saúde, ela deu mais informações e diante do que eu também já sabia desse vírus eu achei por bem leva para tomar”.

REPÓRTER: Os agentes de saúde de União, também estão preparados para informar a população do município sobre a importância da vacina. O HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o terceiro que mais mata mulheres no país. De acordo com dados do Inca, devem ocorrer 400 novos casos da doença no estado, esse ano. Para ficar imune ao vírus, a menina precisa tomar todas as três doses da vacina. Apenas 26 por cento do público alvo da região tomou a segunda dose. A enfermeira do município, Raimunda da Silva, convoca as jovens da cidade para receber a imunização.
 
SONORA: Enfermeira, Raimunda da Silva
 
“Para prevenir é preciso vacinar as adolescentes. Então, eu peço para as adolescentes que estão dentro dessa faixa etária de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose e que ainda não compareceu as salas de vacina eu peço que compareça a sala de vacina mais próxima da sua casa para receber a segunda dose e possivelmente já marcando  a terceira dose”.

REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos de União, podem tomar a vacina contra o HPV, nos 16 postos de saúde da cidade, sendo que, oito ficam na zona rural. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde. Para receber a dose, a jovem precisar levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade. 
  
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.