Data de publicação: 24 de Março de 2017, 17:00h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:30h
REPÓRTER: A tuberculose é uma doença milenar provocada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Atualmente, é a doença que mais mata no mundo. O Brasil é responsável por um terço dos casos de tuberculose registrados nas Américas. Por isso, o governo brasileiro assumiu compromisso com a Organização Mundial da Saúde, para reduzir a incidência da tuberculose na população, conforme detalha a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki.
SONORA: coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise, Arakaki
“A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. A nossa incidência hoje é de em torno de 32 casos por 100 mil habitantes e a gente tem os próximos 18 anos para reduzir esse o número para 10 casos por 100 mil habitantes. A notícia boa é que nos últimos 20 anos o Brasil vem diminuindo esse número de casos de tuberculose”.
REPÓRTER: Denise Arakaki também explica como a tuberculose é transmitida.
SONORA: coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise, Arakaki
“A tuberculose é passada de uma pessoa que está doente para uma pessoa que está sadia através da fala, da tosse e do espirro. E ela acomete, principalmente, a partir de um indivíduo doente, as pessoas que estão próximas ao seu convívio. Seja na sua casa ou no seu ambiente de trabalho”.
REPÓRTER: O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. O Ministério da Saúde também lançou uma campanha que diz “todos juntos podemos vencer a tuberculose”. O objetivo é chamar a atenção de profissionais de saúde, familiares e amigos de pacientes com tuberculose para serem solidários e ajudarem essas pessoas a fazerem o tratamento completo contra a doença. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.
Reportagem, Luiz Philipe Leite.