TRÂNSITO: Carros brasileiros vão ter placas padronizadas com países do Mercosul, em 2016

Os carros brasileiros vão passar a ter placas iguais as usadas nos p

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min22seg

REPÓRTER: Os carros brasileiros vão passar a ter placas iguais as usadas nos países que fazem parte do Mercosul. As novas placas foram apresentadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, nesta quinta-feira, em Brasília. A troca das placas vai ser gradativa e obrigatória para os veículos novos em 2016. Além disso, daqui a dois anos, quem transferir o carro de um município para outro, também vai ter que colocar as novas placas. De acordo com o Denatran, as placas do Mercosul vão ter o mesmo tamanho das atuais, mas com fundo branco, quatro letras e três números. O emblema do Mercosul e a bandeira do país do veículo também vão estar estampados na placa. Para o coordenador Geral de Informatização em Estatística do Denatran, Rone Barbosa, o preço das novas placas não vai ser diferente do que é cobrado hoje. Ele conta que, o motorista pode ter custo ainda menor do que o cobrado atualmente.

SONORA: coordenador Geral de Informatização em Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa

"A expectativa é que, com essa padronização nós tenhamos uma manutenção  dos atuais custos. O preço da placa não deverá ser alterado e acredita-se até, que ele tenha uma redução de custo, uma vez que, você tem o controle total desse processo, inclusive da padronização."

REPÓRTER: As novas placas que os veículos brasileiros vão passar a ter, a partir de 2016, vão ter ainda uma fita holográfica, com um código impresso. Por meio dele, os órgãos de trânsito como o Detran e Polícia Rodoviária Federal, vão poder acessar os dados do veículo, fabricante e do proprietário. Rone Barbosa explica que, a tecnologia vai ajudar a combater a clonagem de carros no país.

SONORA: coordenador Geral de Informatização em Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa

"Esse código tem um número de série dessa placa e a partir desse número de série, você tem a origem, onde ela foi fabricada, qual é o fabricante, a qual veículo ela está vinculada e essas informações vêm para a base do Renavan. E qualquer desvio da finalidade dessa placa, você tem como responsabilizar, inclusive criminalmente, quem produziu e quem colocou essa placa no veículo clonado."

REPÓRTER: As novas placas de carros particulares vão ter as letras e números na cor preta; os veículos de autoescolas, na cor vermelha; os oficiais, na cor azul; os diplomáticos, em dourado e, os carros de colecionadores, prateados.

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.