TRABALHO: Novas regras da aposentadoria são aprovadas no Senado

Para aposentar, as mulheres vão ter que somar tempo de contribuição e idade. O resultado tem que ser de 85. Para os homens, a soma deve ter resultado igual a 95

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A medida provisória que altera as regras para aposentadoria foi aprovada no Senado e aguarda para ser sancionada pela Presidência da República, antes de passar a valer. A nova medida garante a exclusão do fator previdenciário no cálculo da aposentadoria desde que, a soma do tempo de contribuição ao INSS com a idade seja de 85 para as mulheres. No caso dos homens, a soma do tempo de contribuição ao INSS com a idade deve ser de 95. A partir do final do ano de 2018, passa a valer o regime de progressão, com aumento de um ponto, a cada dois anos, na soma do tempo de contribuição com a idade. Em 2026, por exemplo, a soma do tempo de contribuição com a idade tem que ser de 90 para as mulheres e de 100 para os homens. A medida permite também, que as pessoas que voltarem a trabalhar após a aposentadoria possam solicitar o recálculo do benefício. Para o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, a situação previdenciária do país é preocupante. Mas, ele explica que o texto aprovado no Senado traz mudanças importantes.
 
SONORA: senador, Cássio Cunha Lima, PSDB – PB
 
“Não põe fim ao debate que deve continuar existindo com a sociedade, com os parlamentos, que é o futuro da previdência pública no nosso país. A situação previdenciária do Brasil é extremamente preocupante. E o desenho encontrado no texto contempla algumas mudanças que são relevantes e importantes”.
 
REPÓRTER: Além disso, Medida Provisória que muda as regras da aposentadoria garante aos professores, que comprovarem o tempo de serviço exclusivamente na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, cinco pontos extras, na soma entre o tempo de contribuição e a idade.

 

Com informações da Rádio Senado, reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.