TOLEDO (PR): Projeto no município ajuda no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O município de Toledo está com força total no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Várias ações estão sendo realizadas para conscientizar a população e convocá-la para a luta. O objetivo é único: vencer o mosquito. Além das visitas em pontos estratégicos que contam como ações de rotina, a Secretaria de Saúde tem um projeto integrado com outras secretarias que é chamado de Ecoponto Itinerante. Ele ocorre aos sábados e prioriza locais com alto índice de infestação e notificações de casos suspeitos. O Secretário de Saúde, Fernando Pedrotti explica melhor como funciona a ação.
 
TEC/SONORA: Fernando Pedrotti, Secretário de Saúde
 
“Essas secretarias realizam a coleta de material inservível para procurar dar a destinação adequada. Então, se agenda com antecedência, se avisa a população em que local vai ser isso, e tanto se faz a recolha como o os próprios moradores podem levar esse material até aquele local previamente determinado e, então será feita a coleta por parte do município. Essa ação, é uma ação que ocorre há mais de um ano, e é uma ação que ocorre visando eliminar potenciais criadores que se não fossem recolhidos poderiam vir a se transformar em potenciais criadores. Então a recolha é muito grande, você recolhe aí no mínimo vinte ou trinta toneladas, mas já chegamos a recolher mais de duzentas toneladas em um único desses Ecopontos itinerantes.”
 
LOC: Além dessa atitude, também tem as atuações do Comitê Municipal de Mobilização Social Contra a Dengue, que tem como objetivo fazer a análise da realidade epidemiológica e propor ações para a sociedade.
 
TEC/SONORA: Fernando Pedrotti, Secretário de Saúde
 
“São um série de ações que vêm sendo feitas no sentido que a gente consiga ter um índice de infestação baixo e reduzir os índices e riscos da ocorrência de Dengue, Zika ou Chikungunya no município. Para que se tenha uma ideia, através dessas ações nos últimos seis anos foi o nosso menor índice encontrado no LIIRA nessa época do ano.”
 
LOC: Vamos ficar atentos a todos os lugares que possam ter possíveis focos do mosquito. E não é só em casa, qualquer lugar merece a nossa atenção. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço saude.gov.br/combateades

Receba nossos conteúdos em primeira mão.