TOCANTINS (TO): Chikungunya aumenta e sintomas podem persistir até um ano após cura da doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: O Estado de Tocantins tenta se precaver cada vez mais contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em relação às incidências da Febre Chikungunya, os casos subiram. No ano de 2016, os casos eram de 740 notificações da doença e passaram para 923 em todo o estado, até o dia seis de março. Cidades como Araguaína e Praia Norte são as que mais sofreram com o mosquito, em relação à Chikungunya, com 138 e 135 casos, respectivamente.

Segundo o assessor para o controle vetorial da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Tocantins, Marcos Timoteo, o estado promove ações nos municípios para que as investidas do mosquito não cheguem a essas regiões. Porém o que dificulta é a qualidade do serviço de combate nas pequenas cidades.


TEC/SONORA
: Marcos Timoteo, assessor para o controle vetorial da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Tocantins.

“O estado, na sua função de apoio aos municípios, que são os executores das ações, ele está colaborando, fornecendo insumos, como por exemplo, inspeção domiciliar utilizado na detecção dos focos. Também fornecendo materiais educativos e também recursos financeiros complementares para esses municípios realizarem essas ações.”

LOC: A capital também apresenta problemas com a Chikungunya. A trabalhadora de serviços gerais, Lucileuza Rodrigues, tem 36 anos e teve a doença há um ano. Ela conta que não sabe se foi em Tocantins ou na região em que vive. Particularmente, Lucileuza tem muita preocupação com água parada. Ela descreve um pouco mais o que sentiu com essa doença.


TEC/SONORA: Lucileuza Rodrigues, Trabalhadora de Serviços Gerais.

 “Ah, é horrível mesmo, eu espero não pegar ela nunca mais. Ela dá febre, dá dor de cabeça, eu empolei o corpo, sentia pinicar, tipo uma alergia e dores, até hoje eu sinto dores. Se eu fico sentada meia hora, o pé incha. Inchava muito os pés, dói até hoje.”

LOC: Eliminar os focos do mosquito é importante para voltar a abaixar os números dessa doença em Tocantins. Além disso, Dengue e Zika também podem ser transmitidas e levar a casos graves. Por isso, fiscalize o local onde você mora. Locais como pratos de planta, garrafas, caixas d’água, calhas, dentre outros, são ótimos lugares para o mosquito se reproduzir. Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.