TOCANTINS (TO): Ananás, Axixá do Tocantins, Darcinópolis, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis têm vacinação do HPV baixa

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos dos municípios de Ananás, Axixá do Tocantins, Darcinópolis, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis devem tomar a vacina contra o vírus HPV. O papiloma vírus pode ser facilmente contraído por meio do contato com a pele de uma pessoa infectada ou o uso do mesmo sabonete, por exemplo. E, somente com as três doses vacina, as meninas podem ficar protegidas do vírus causador de verrugas na pele e do câncer do colo de útero. A enfermeira responsável pela Imunização, no município de Ananás, Elma Baliza, relata que, os pais não tem conhecimento sobre a importância da vacina.
 
SONORA: Enfermeira responsável de Ananás, Elma Baliza
 
“A importância da vacina é prevenir o câncer do colo de útero precocemente. Então, assim, é muito importante e eles não têm muito conhecimento da importância do que seja o câncer do colo de útero. E com essa vacina eles podem estar prevenindo para que no futuro eles não possam vir a adquirir essa doença”.
 
REPÓRTER: Os municípios de Ananás, Axixá do Tocantins, Darcinópolis, São Bento do Tocantins e Tocantinópolis, que compõem a microrregião do Bico do Papagaio, estão abaixo da meta estipulada pelo ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 75 por cento das jovens de cada cidade vacinadas. Ananás vacinou quatro por cento, Axixá do Tocantins, um, Darcinópolis, seis, São Bento do Tocantins, 26, e Tocantinópolis imunizou 35 por cento das jovens. O estado do Tocantins só vacinou 45 por cento das meninas tocantinenses de 11 a 13 anos contra o vírus causador do câncer do colo de útero. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante a segurança da vacina para as adolescentes.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de 100 países do mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves a grande maioria, dor no local. Reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção mesmo com qualquer tipo de alimento”.
 
REPÓRTER: Em Ananás, as jovens devem procurar a vacina no único posto de saúde, que fica na Avenida Brasil, no Centro. Em Axixá do Tocantins, a vacina pode ser encontrada em qualquer uma das três unidades de saúde do município. Em Darcinópolis, a vacina contra o papiloma vírus é oferecida no Centro de Atendimento Básico, do município, no Centro da cidade. Em São Bento do Tocantins, a imunização é feita na unidade básica de saúde, que fica na Rua Betel, no Centro. Em Tocantinópolis, as jovens devem procurar qualquer um dos três postos de saúde do município para receber a segunda dose da vacina. A secretaria de Saúde de Tocantinópolis ainda leva toda semana uma equipe de vacinação nas tribos indígenas da região para imunizar as adolescentes. O atendimento de todos os postos de saúde dos municípios é de sete da manhã às cinco da tarde, de segunda a sexta-feira.

Com a colaboração de Pedro Paulo Borges, reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.