TOCANTINS: Temas de combate ao Aedes vão ser inseridos nos planos de conteúdo das escolas

As mais de 1.600 escolas do estado vão trabalhar durante todo o ano para conscientizar os alunos sobre o combate ao mosquito

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  A mobilização das escolas de todo Brasil na luta contra Aedes aegytpi começou na última sexta-feira, dia 19, no Dia Nacional de Mobilização da Educação. A partir de agora, as escolas vão ser aliadas na guerra contra o mosquito, que é o transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. No Tocantins, o Gerente de Projetos Educacionais da Secretaria Estadual de Saúde, Júlio Cezar da Rocha, explicou que uma ação será realizada nas escolas, em todos os dias 19 de cada mês, até o final do ano. Além disso, a luta contra o Aedes vai ser parte dos conteúdos pedagógicos das mais de 1.600 escolas do estado.

SONORA: Júlio Cezar da Rocha, gerente de projetos educacionais da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins

Essas ações que foram criadas, elas vão ser inseridas no projeto político e pedagógico da escola para serem monitoradas e trabalhadas durante o ano letivo. Ou seja, elas ficam amarradas no projeto político, fica mais fácil da escola trabalhar isso em sala de aula e nas suas ações pedagógicas e cotidianas.

REPÓRTER: De acordo com monitoramento feito pelo Ministério da Saúde, o Tocantins já registrou, até agora, 88 casos de suspeita de microcefalia relacionada à ocorrência de zika durante a gravidez. Walkíria Urcino, que é diretora, em Palmas, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, sabe da seriedade do combate ao Aedes aegypti. Ela falou sobre a importância de inserir os alunos na guerra contra o mosquito.

SONORA: Walkíria Urcino, Diretora do Centro de Ensino Médio Tirandentes

“É uma ação processual. Você começa e dá continuidade, onde quer que o aluno consciente chegar, ele tem condição de fazer diferente”.   

REPÓRTER: A forma mais eficaz de combater todas as doenças transmitidas pelo Aedes eagypti é não deixar que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforçou a importância da participação de toda a sociedade nessa guerra. A recomendação é que 15 minutos sejam gastos por semana, para que todos os possíveis criadouros de larvas sejam destruídos. O Ministro chamou a atenção para a necessidade de uma rotina de combate ao mosquito.

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

REPÓRTER: Mais informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e formas de prevenção podem ser encontradas no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.