TOCANTINS: Somente 55,66% das pessoas mais vulneráveis à gripe se vacinaram contra a doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acaba nesta sexta-feira, 26 de maio. Mas em Tocantins, pouco mais de 55% das pessoas mais vulneráveis à doença procuraram os postos de saúde para tomar a vacina. A baixa procura preocupa o Ministério da Saúde. Por isso, o secretário-executivo do Ministério, Antonio Nardi, faz um alerta.

SONORA: secretário-executivo do MS, Antonio Nardi

“Iniciamos a campanha de vacinação com mais tempo para que na entrada do inverno todos já estejam com a imunidade assegurada, uma vez que você tomando a sua dose de vacina, leva-se, pelo menos, de 10 a 15 dias para conferir a imunidade e isto não está acontecendo. Dessa forma fazemos um clamor a toda a população, mas mobilizando as igrejas, mobilizando as escolas, mobilizando a sociedade civil, as associações de bairro, as prefeituras as secretarias de saúde, pais e mães para que venham as unidades de saúde”.

REPÓRTER: Em todo o Brasil, apenas 59% do público prioritário foi vacinado. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% desse público, conforme destaca o secretário-executivo Antonio Nardi.

SONORA: secretário-executivo do MS, Antonio Nardi

“A vacinação se encerra na próxima sexta-feira. Desta forma, há vacina suficiente nos postos para vacinar toda essa população, todo o público-alvo. Procurem as unidades, garantam a sua dose de vacina, garantam a sua imunidade contra a gripe”.

REPÓRTER: A vacina contra a gripe está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres que deram a luz nós últimos 45 dias; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; e professores de escolas públicas e particulares. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.