TOCANTINS: Colaboração da sociedade é fundamental no enfrentamento ao mosquito ao Aedes Aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O trabalho em conjunto realizado entre municípios e Estado é a forma como o mosquito aedes aegypti está sendo combatido no Tocantins. Ao todo, 139 municípios são  acompanhados pela gerencia estadual de dengue e febre amarela. A gerente da unidade, Christiane Bueno, explica como funciona o trabalho.   
SONORA Christiane Bueno
 “Quando os municípios através da nossa avaliação em que a gente avalia tanto a incidência da doença quanto a questão da infestação vetorial é gerado um relatório para os municípios alertando-os quanto ao risco de surtos, epidemias e orientando que ações devem ser executadas nesse momento para que essa situação seja revertida”.
LOC: Para o ministro da Saúde, Marcelo Castro, mais do que a atuação dos agentes e técnicos de saúde, é fundamental a colaboração de todos no combate ao mosquito.
SONORA Marcelo Castro ministro da saude
“Historicamente estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento para orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
LOC: Dados do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde indicam que o Tocantins é um dos Estados prioritários no combate ao Aedes Aegypti. Por isso, você pode ajudar a reduzir os riscos fazendo sua parte. Acesse o portal WWW.combateaedes.saude.gov.br e confira dicas de como eliminar os focos do mosquito.
Reportagem, Wiliam Nascimento
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.