Título contestado pela Câmara de João Pessoa será entregue a Lula neste sábado (26)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Na noite deste sábado (26), o ex-presidente Lula recebe o título de cidadão de João Pessoa proposto em 1997 pelo então vereador Júlio Rafael (PT), morto em 2013. A proposta, aprovada na época, foi resgatada pelo vereador Marcos Henriques (PT). O ato, que estava previsto para ocorrer na sede da Câmara de Vereadores, será realizado no centro da capital paraibana.

De toda forma, a entrega do título não teria a presença da Mesa Diretora da Câmara. O vice-presidente da Casa, vereador Lucas de Britto (PSL), já havia anunciado publicamente a ausência por “entender que é um contrassenso entregar um título a alguém condenado por corrupção”. A honraria de duas décadas atrás foi a solução encontrada após a entrega de título de doutor honoris causa ao ex-presidente não ter sido confirmada pela Universidade Federal da Paraíba. O ato chegou a ser divulgado pelo PT, mas a reitora Margareth Diniz informou que não teria tempo hábil para organizar a solenidade. Segundo ela, “não há viés político” na decisão de postergar a entrega do título, aprovado pela universidade em 2011.

Mesmo que a viagem por nove estados do Nordeste tenha a função de ganhar votos, o ex-presidente pode ficar fora das próximas eleições. No mês passado, Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na decisão, o juiz Sergio Moro também determinou que o ex-presidente não exercesse cargos públicos por 19 anos. Porém, o petista só ficará inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa se a condenação for mantida em segunda instância.

No próximo dia 13 de setembro, o ex-presidente vai prestar depoimento ao juiz Sergio Moro em Curitiba. Lula vai depor no processo em que é acusado de corrupção passiva por supostamente aceitar a doação de uma área da Odebrecht para construção da nova sede do Instituto Lula.

Reportagem, Tácido Rodrigues

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.