LOC: Relatório do Ministério da Saúde, feito a partir de informações da própria prefeitura, mostra que há três anos, Timbaúba está em estado de alerta para infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. O grau de infestação do mosquito em Timbaúba está em 2,6 e o índice considerado satisfatório é até 0,9. A cidade viveu epidemia de Chikungunya no ano passado e segundo o responsável pelo setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Hitalo Vasconcelos, esse surto serviu ao menos para despertar a atenção das pessoas.
TEC/SONORA: Hitalo Vasconcelos, responsável pelo Setor de Endemias
“Melhorou muito depois da Chikungunya. As pessoas se conscientizaram mais, que elas realmente adoeceram. É uma doença crônica, que atingiu muita gente. Deixou sequelas, então melhorou muito em relação à consciência da população. Mas ainda tem gente que precisa se conscientizar então a maior dificuldade é essa, fazer com que as pessoas eliminem os focos de suas residências”.
LOC: Para ajudar no combate ao mosquito, a cidade conta com 30 agentes de endemias, que fazem visitas periódicas em residências. O tabalho dos agentes é muito importante na cidade. Mas, como explica, Josabete Souza, Agente de Endemias, há 16 anos, solucionar o problema é muito difícil.
TEC/SONORA:Josabete Souza, Agente de Endemias
“A gente orienta a população, mas aqui é complicado. Porque aqui é difícil chegar água, ai acumula muita água em tambor, em balde. E a gente aconselha sempre a trocar a água no máximo em sete dias, tem que lavar bem com água sanitária. Nós damos a parte educativa, mas achamos muita dificuldade em relação a isso”.
LOC: Os agentes fazem a diferença no combate do mosquito, por isso, receba eles em sua casa, deixe que eles entrem e expliquem como se combate o mosquito. Para saber mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito acesse:
saude.gov.br/combateaedes.