TERRA SANTA (PA): Município ainda não alcançou meta de vacinação contra o HPV

Apenas dois por cento das meninas de 11 a 13 anos tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mesmo com todo trabalho de divulgação feito na comunidade aqui em Terra Santa, apenas dois por cento das meninas entre 11 e 13 anos tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero. Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer indica que cerca de mil mulheres devem descobrir que tem a doença somente em 2015 em todo estado do Pará. O ministério da Saúde quer proteger quase seis milhões de adolescentes em todo país. Para a coordenadora da atenção básica de saúde aqui do município de Terra Santa, Luana Silva, as jovens precisam do incentivo dos pais para completar a imunização. Ela alerta sobre a importância da vacina.
 
SONORA: Luana Silva, coordenadora
 
“Como uma vacina nova, a HPV vem para estar prevenindo mais uma doença. Uma doença que pode levar muitas meninas e mulheres a futuramente ter um câncer, então é importante que o pai, mãe ou responsável levem, incentivem que as meninas completem o esquema de vacina. Primeiro momento, primeira dose. Segundo momento, segunda dose. Senão a vacina pode não ter seu efeito. Então é importante hoje, estar se prevenindo para futuramente não ter o câncer no colo de útero.”
 
REPÓRTER: Para que as meninas estejam protegidas elas precisam tomar as duas doses da vacina contra o HPV em um intervalo de seis meses e o reforço após cinco anos. O ginecologista, Olímpio Ferreira de Almeida, do Instituto Nacional do Câncer, compara a situação de mulheres que já se imunizaram em países onde a vacina é aplicada há mais tempo.
 
SONORA: Médico, Olímpio Ferreira de Almeida
 
“Nos países desenvolvidos não se fazia no primeiro momento o papanicolau,  a incidência do câncer era de 14 por cada 100 mil, dez por cada 100 mil, quando começou a ser aplicada, mais no sistema organizado, eles reduziram a incidência do câncer do colo do útero de quatro a cinco para cada 100 mil mulheres, então, já reduziu bastante só com o papanicolau, agora com a vacina vai reduzir praticamente a zero.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível durante todo ano nos postos de saúde de todo país. Os pais aqui de Terra Santa devem levar as filhas ao posto de saúde que fica na Avenida Conceição, no centro de Terra Santa.

Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.