TEIXEIRA DE FREITAS (BA): Meninas de 11 a 13 anos de idade tem direito a vacina contra o HPV no município

A segunda dose da vacina contra o HPV é destinada para meninas de 11 a 13 anos de idade. A vacina tem efeito apenas preventivo. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas de Teixeira de Freitas, você que tem de 11 a 13 anos de idade e não tomou a segunda dose contra o HPV, vá ate a unidade de saúde mais próxima de casa e se previna. A vacina é a principal forma de se proteger do câncer do colo do útero, uma das doenças que mais mata mulheres no país. A responsável pela vacinação aqui em Teixeira de Freitas, Rose Dalva Barreto convida as adolescentes para a vacinação e ressalta a importância da imunização contra o HPV.  
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Rose Dalva Barreto
 
“O câncer e uma doença grave que a gente tem poucas opções de prevenção que participam da consciência das pessoas e o HPV deu mais uma oportunidade para a gente se prevenir de uma doença tão grave como essa. Então eu acho que é uma vacinação muito importante e todo mundo percebe a importância dessa vacina e eu concordo com ela plenamente.”
 
REPÓRTER: Apesar de ser uma vacina segura, algumas adolescentes ainda não tomaram a imunização por medo de possíveis reações. Quem toma a vacina contra o HPV não corre o risco de ter efeitos colaterais graves. O que pode acontecer são pequenas alterações comuns em qualquer medicamento injetável. Quem explica é o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"Qualquer vacina, por ser uma injeção, ela pode produzir efeito colateral. Qualquer injeção pode produzir algum tipo de reação inflamatória no local de aplicação. Pode ficar um pouco vermelho, pode ficar um pouco dolorido, no entanto isso não representa qualquer gravidade. Assim como qualquer injeção pode provocar a reação em quem não gosta, em quem tem medo ou em quem reage a tomar injeção. Pode ser uma reação de dor, pode ser uma reação de nervosismo, pode até ser uma reação de desmaio, que aconteceria com qualquer injeção, e não por ser uma injeção que contém a vacina contra o HPV."
 
REPÓRTER: Para você menina de 11 a 13 anos de idade que ainda não tomou a segunda dose contra o HPV, os postos de saúde em Teixeira de Freitas ficam abertos de segunda a sexta-feira das oito da manha às quatro e meia da tarde. Basta levar o cartão de vacina ou um documento de identidade e se imunizar contra o vírus HPV.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.