TAQUARA (RS): Apenas 2% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose da vacina contra HPV que está disponível em 11 postos de saúde, em Taquara

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: De acordo com os dados do Ministério da Saúde, menos de dois por cento das meninas com idades entre 11 e 13 anos de Taquara receberam a segunda dose da vacina contra o HPV. A meta do Ministério da saúde é de vacinar pelo menos 75 por cento das meninas do país. O município está entre um dos piores índices do país de jovens imunizadas na campanha. O papiloma vírus é a principal causa do câncer de colo de útero. A doença é a terceira na lista das que mais matam mulheres no Brasil. Só no estado do Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional do Câncer aponta que, cerca de, 840 novos casos da doença deverão surgir em 2015. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch, explica o que é o HPV e aponta os riscos do vírus.

 SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Cláudio Maierovitch.

"O HPV é um tipo de vírus que tem vários subtipos, associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante que é fortemente associado ao HPV é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres: é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus vir a desenvolver o câncer de colo de útero.”

REPÓRTER: O secretário de vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, ressalta que, a vacina contra o HPV é segura e, que efeitos colaterais são raros e normalmente sem gravidade.  

SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

 “Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura.”

REPÓRTER: Em Taquara, aproximadamente mil trezentas e 40 meninas devem receber a segunda dose da vacina. As doses são oferecidas nos dois postos e nas nove unidades básicas de saúde da cidade.

Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.