TAPEROÁ (PB): Município aplicou apenas 32 por cento da vacina contra o HPV. Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar a segunda dose

Município de Taperoá aplicou a segunda dose da vacina contra o vírus HPV em apenas 32 por cento das meninas da cidade de Taperoá.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Meninas entre 11 e 13 anos que moram no município de Taperoá devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. Na cidade, apenas 32 por cento das adolescentes nessa faixa etária foram vacinadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 75 por cento. A coordenadora de imunização de Taperoá, Mayara Oliveira, afirma que a vacina é segura.
 
SONORA: Mayara Oliveira
 
“A prevenção de ela ter no futuro, ela não ter uma doença que a gente sabe que pode levar até a morte, que é o câncer do colo do útero. Ou ser até curada, mas ela pode ter futuramente a doença, e pode ter também um caso, de quem sabe o câncer do colo vai pra outros órgãos. Já que o Ministério da Saúde, o município pode estar disponibilizando as vacinas, os profissionais, os pais podem levar suas crianças no posto, as vacinas estão lá, estão só esperando elas. E a necessidade e ter a consciência de que não vai fazer mal”.
 
REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, em 2015, na Paraíba cerca de 290 mulheres devem descobrir que têm câncer do colo no útero na Paraíba. Para impedir o avanço da doença, o município de Taperoá já intensificou a segunda dose da vacina contra o HPV. A comerciante Edileuza Campos notou a importância de se estar imune ao HPV. Ela convenceu a filha, Thainá Campos de 12 anos a tomar a vacina.
 
SONORA: Edileuza Campos, comerciante
 
“Toda criança tem medo né? Quando fala o nome vacina toda criança se assusta. Mas eu conversei com ela, falei o que poderia ser bom pra ela, né? As causas, a prevenção da vacina. Tanta gente gostaria de tomar essa vacina e elas agora estão tendo essa oportunidade grátis. Muitos pais não concordam com isso, mas eu sou de total acordo que se é para o bem da minha filha, então que ela tome a vacina.”
 
REPÓRTER: A estudante Thayná deixa um recado para as meninas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Thayná Campos, estudante
 
“Não precisa ter medo, é só uma vacina normal e aquela dorzinha que você vai sentir vai passar, mas ela vai poder curar uma doença que se você não tomar você pode até morrer. Então vai valer a pena aquela dorzinha de nada.”
 
REPÓRTER: O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca a importância da vacina para as mulheres. Ele lembra o benefício da imunização para meninas.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: Pais e responsáveis devem levar suas filhas entre 11 e 13 anos de idade para se imunizarem no posto saúde da família número sete, em Taperoá. O horário de funcionamento é de oito da manhã ao meio dia, e de uma às quatro da tarde.
 
Reportagem, Sara Graziella.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.