TAPAUÁ (AM): Apenas 20% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Tapauá

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 20 por cento de meninas entre 11 e 13 anos do município de Tapauá, no Amazonas, tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. O número está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 75 por cento das jovens dessa faixa etária. A campanha feita pelo Ministério da Saúde, tem como foco vacinar as adolescentes do município para diminuir os casos de mortalidade de câncer do colo do útero. Ainda de acordo com o ministério, o vírus HPV é a principal causa da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que sejam descobertos 630 novos casos da doença, somente no estado do Amazonas. O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta a importância das meninas do município de Tapauá tomarem a segunda dose da vacina.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa
 
“Por isso que é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço. E as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar pra que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”.
 
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica o porquê da vacina contra o vírus HPV ter três etapas.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de 11 a 13 anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram 11 anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos, do município de Tapauá, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV podem procurar qualquer um dos três postos de saúde, de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. No município há uma unidade de saúde no bairro de Enseada e outros dois no bairro de Açaí. As adolescentes que vão se vacinar não precisam estar acompanhadas dos pais. Basta levar o cartão de vacinação ou um documento com foto.

Reportagem, Ivana Sant’ Anna

Receba nossos conteúdos em primeira mão.