TANGARÁ DA SERRA (MT): Saúde planeja novas ações para combater Zika e Chikungunya na cidade

Segundo a Secretaria de Saúde, o levantamento que mede o índice de infestação do mosquito apontou um número maior do que o que era esperado nos primeiros 15 dias de janeiro.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O município de Tangará da Serra planeja ações importantes para combater mosquito transmissor da Zika e Chikungunya neste ano. Em 2016, os números de casos foram altos causados, principalmente, pela estiagem que a região passou por aproximadamente 60 dias. Segundo a Secretaria de Saúde, o levantamento que mede o índice de infestação do mosquito apontou um número maior do que o que era esperado nos primeiros 15 dias de janeiro. Mas os 53 agentes de saúde já estão com novas metas para combater o mosquito. Segundo o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, uma das maiores dificuldades nesta luta são os imóveis fechados, onde os agentes não conseguem entrar.
 
TEC./SONORA: Itamar Bonfim, Secretário de Saúde
 
“Cada agente desse será responsável por uma visita a cada mil imóveis. Nós temos um total de 44 mil imóveis aqui na cidade. Nós vamos fazer um horário diferenciado aos sábados à tarde, porque aqui nós temos um índice muito alto de residência fechada. Nós não conseguimos encontrar essas pessoas no horário normal. Então vamos fazer visitas na hora do almoço e também aos sábados a tarde.”
 
LOC.: Em janeiro, Tangará da Serra notificou três casos suspeitos de Dengue e um de Zika. Mas Itamar garante que o nível de infestação está bem distribuído em todos os setores, o S, W, N e E. Para que o problema não fique maior é necessário que toda a população esteja envolvida no combate contra o mosquito. Ouça o recado do secretário.
 
TEC./SONORA: Itamar Bonfim, Secretário de Saúde
 
“É esse apelo que a gente faz, de fazer um trabalho semanal. Como nós temos divulgado aqui na mídia, se a pessoa cuidar do seu quintal, da sua residência, olhar os vasos de xaxim, o brinquedo jogado lá no fundo do quintal, pelo menos uma vez por semana aí sim a gente vai se livrar. Porque a gente sabe que esse ciclo do mosquito é de sete dias, então se a gente fizer pelo menos uma vez por semana pode definir um sábado, por exemplo, porque trabalha a semana toda, mas, nesse dia está em casa, então cada um [deve] fazer esse dever de casa. ”
 
LOC.: O Ministério da Saúde orienta que quinze minutos de vistoria por semana são suficientes para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.