TABIRA (PE): Agentes de combate ao mosquito da Dengue ajudam a população na eliminação dos focos

Os agentes de endemias vistoriam cerca de cem mil imóveis nos cinco bairros da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dezesseis agentes de endemias então combatendo o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Tabira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A equipe elimina os criadouros do mosquito e, além disso, orienta a população sobre a prevenção das doenças que ele transmite. É fundamental que cada morador receba bem os agentes de combate e aprenda a acabar com os focos dentro de casa. O Coordenador de Endemias de Tabira, Rômulo José, explica como é o trabalho desses profissionais.

TEC/SONORA: Rômulo José, Coordenador de Endemias

“Quando o agente de endemias entra na sua casa, só quer fazer o bem. Não quer fazer o mal. Vai lhe orientar e dizer o que você deve fazer para evitar o criadouro. Nós pedimos sempre para pôr um saco e tampar a boca do recipiente. Ensinamos como evitar um criadouro e como se deve lavar uma cisterna.”

LOC: Os agentes de endemias vistoriam cerca de cem mil imóveis nos cinco bairros da cidade. Segundo o Ministério da Saúde, Tabira está em situação de risco de infestação do mosquito transmissor. Por isso, além de receber os agentes em casa, você deve dar continuidade ao trabalho de eliminação de focos, fazendo do jeito que os agentes ensinam. E se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe, é muito simples. Faça uma ronda no seu quintal e observe se não há nenhum objeto que possa acumular água como, garrafas, casca de ovo, brinquedos ou pneus. Dentro de casa, você deve ficar atento aos baldes e olhar atrás da geladeira. As caixas d’água também devem ser verificadas. O importante é não deixar água parada. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.