SUS: Portaria destina mais de R$ 59,7 milhões para custeio de cirurgias eletivas na região Sudeste

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os pacientes da região Sudeste que aguardam para fazer cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública devem ser beneficiados com um repasse de mais de cinquenta e nove milhões e setecentos mil reais realizado pelo governo Federal. Esses recursos previstos em portaria do ministério da Saúde vão ser destinados aos estados e municípios para o custeio e a ampliação da oferta desses procedimentos. As cirurgias eletivas são aquelas que não são de urgência ou de emergência, que podem ser programadas, após exames médicos, como as de varizes, ortopédicas e de urologia, por exemplo. Segundo o ministério da Saúde, a medida deve contribuir para a redução de filas de espera nos hospitais públicos. Os valores disponibilizados foram definidos com base em estudo comparativo da frequência de cirurgias eletivas feitas em anos anteriores, como explica secretária de Atenção à Saúde do ministério da Saúde, Lumena Furtado.

SONORA: Lumena Furtado, secretária de Atenção à Saúde do ministério da Saúde

“Esse recursos vêm para apoiar os estados e municípios que realizaram um número de cirurgias eletivas em um volume maior do que aquele que estava previsto no recurso federal já repassado a esses estados e municípios.”

REPÓRTER: São Paulo vai receber mais de trinta e dois milhões de reais. Já Minas Gerais, mais de dezesseis milhões e quatrocentos mil reais. Rio de Janeiro vai contar com mais de oito milhões de reias e o Espírito Santo com mais de três milhões de reais. De acordo com o ministério da Saúde, o número de cirurgias eletivas no Brasil cresceu mais de onze por cento em dois anos. Apenas no ano passado, foram realizados mais de dois milhões e trezentos mil procedimentos desse tipo na rede pública.

Com informações da Agência Saúde, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.