SUL: Lixo é o maior foco de transmissão da dengue e febre chikungunya na Região

SUL: Lixo é o maior foco de transmissão da dengue e febre chikungunya na Região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 01'59''

REPÓRTER: O lixo é o maior foco de transmissão da dengue e febre chinkungunya na Região Sul. De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano, 47% dos focos do mosquito transmissor dessas doenças estão em espaços onde o lixo não é manejado adequadamente. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que os criadouros da larva do mosquito precisam ser combatidos pela população.

SONORA: ministro da Saúde –Arthur Chioro

" Na Região Sul, a gente tem uma maior importância do lixo. Recipientes que ficam no domicílio e que podem acumular água parada e servir de um espaço de transmissão. Por exemplo, um brinquedo, um pneu, uma garrafa d'água. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida".

REPÓRTER: A zeladora , Célia Aparecida Alves, moradora de Curitiba, no Paraná, sabe bem disso. Ela resolveu exterminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya no quintal de casa.

SONORA: zeladora – Célia Aparecida Alves

"O meu terreno é grande realmente, porém eu tenho bastante cuidado com isso. Esses dias eu tinha umas garrafas que tinham ficado para cima e eu já virei todas de ponta cabeça. Esses dias atrás eu tive dando uma olhada lá trás e eu tinha deixado um balde para cima, eu virei para baixo. Então, eu tomo cuidado, até porque os agentes já passaram por lá e detectaram um acúmulo de água em uma bromélia, ao qual foi tirado e de lá para cá eu não tenho nada que acumule água. Nada mesmo!"

REPÓRTER: Além do lixo, as caixas d'água, os vasos de planta e as calhas também são focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya . Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate à essas doenças , acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.