SUL: Creches começam a receber suplementação nutricional

A iniciativa pretende reduzir em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro na infância.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Mais de 37 mil crianças da Região Sul vão ser beneficiadas ainda este ano com uma suplementação nutricional do Ministério da Saúde, nomeada de NutriSUS. A iniciativa pretende reduzir em até 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro na infância. A nutricionista Ana Paula de Luca , por exemplo, mora em Cocal do Sul, Santa Catarina. Ela tem um filho que precisa de suplementação de ferro todos os dias, mas o sabor do suplemento não agrada a criança. Por isso, Ana Paula comemora a chegada do NutriSUS na creche da menina.

SONORA: nutricionista – Ana Paula de Luca

“E o NutriSUS, como ele é misturado na comida, ficou muito mais fácil e eles não percebem que estão sendo fortificados. A pediatra falou que se ele não fizesse a suplementação, com certeza depois de um ano ele ia ter uma anemia. Então, para mim foi ótimo para o crescimento dele e desenvolvimento.”

REPÓRTER: O NutriSUS é um suplemento criado para prevenir essas carências nutricionais, já que a falta de micronutrientes nos primeiros anos de vida pode prejudicar o desenvolvimento da criança. É o que explica o coordenador-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson. 

SONORA: coordenador-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde – Eduardo Nilson

"A falta de ferro vai afetar todo o crescimento e desempenho da criança. Essa estratégia do NutriSUS é para prevenir que as crianças tenham anemia, porque nós sabemos que as crianças precisam desse nutriente para que se tornem adultos saudáveis. Então, todo esse desenvolvimento da criança da criança vai ser potencializado, permitindo que ela tenha um desenvolvimento pleno. No NutriSUS nós escolhemos trabalhar primeiramente com as creches, tendo em vista que esse é um público mais vulnerável inclusive para a questão da anemia."

REPÓRTER: O NutriSUS é encaminhado às creches em forma de sachê e é composto de 15 micronutrientes. A ideia é que o sachê seja adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. O suplemento não altera o sabor do alimento, é  absorvido facilmente pelo organismo e não causa irritação gástrica. O consumo do sachê deve ser feito durante 60 dias e ter uma pausa entre três e quatro meses. O ciclo deverá se repetir até a criança completar três anos e onze meses de idade. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.