SOLEDADE (PB): Armazenamento incorreto de água é principal problema no combate à Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A estiagem e a falta d’água continuam sendo um grande problema em Soledade. E não apenas por todas as dificuldades que a situação traz para os moradores. A água, quando armazenada incorretamente, pode ser o ambiente perfeito para a reprodução do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade, Joana Sampaio, o armazenamento incorreto da água permanece sendo a principal dificuldade encontrada na hora de acabar com os focos do mosquito.

TEC./SONORA: Joana Sampaio, coordenadora de Vigilância em Saúde de Soledade

“A gente vive em uma estiagem. É um momento de estiagem, a gente vive um momento crítico. E esse é o ponto mais negativo em relação aos criadouros. Porque todo mundo acumula água em casa. E nesse momento todo mundo guarda e armazena água em casa e tem medo de perder a água. E até na questão da detecção de focos, a pessoa tem medo, não quer desprezar aquela água porque tem medo de ficar sem. E é por isso que a gente pede, mais uma vez que receba o agente em casa. Permita que esse agente faça essa vistoria nas águas de sua casa, para que eles possam te orientar da melhor forma possível, para que esses focos sejam evitados.

LOC.: De acordo com Joana Sampaio, toda a cidade precisa armazenar água e isso torna o trabalho dos agentes de combate ao mosquito ainda mais difícil. Ela explica que o Chico Pereira é, no entanto, o bairro onde esses profissionais mais encontram criadouros.

TEC./SONORA: Joana Sampaio, coordenadora de Vigilância em Saúde de Soledade

“É um bairro recente. Ele ainda não é um bairro bem estruturado. Ele fica distante do centro. E isso também contribui... o descarte de lixo, esgoto a céu aberto. E a gente sabe que tudo isso contribui. São vários fatores. E, mesmo assim, os agentes de saúde estão diariamente justamente nesses bairros que são mais críticos, em que a situação é mais crítica em relação à proliferação do mosquito. Justamente para tentar minimizar essa situação.”

LOC.: Daniela Nascimento tem 22 anos, é funcionária pública e vive no Centro da Cidade. Ela conta que no bairro onde mora nem todo mundo cuida da própria casa. Daniela acredita que a luta contra o mosquito só vai ser eficaz quando cada pessoa colocar a mão na consciência e colaborar.

TEC./SONORA: Daniela Nascimento, funcionária pública, mora no centro

“Tem muitos que têm cuidado, mas outros não. É dividido. Têm muitos que acham que não vai ter, que não vai chegar à casa. E não tem um certo cuidado. Já outros têm a consciência que, prevenindo, pode ser que não chegue, não venha mesmo. Que a gente tome cuidado, porque não é brincadeira. É sério, isso é muito grave e pode causar a morte. Vamos tomar muito cuidado com a nossa casa e com nossa higiene.”

LOC.: Apesar de transmitir Dengue e Zika, a principal preocupação da Secretaria de Saúde de Soledade em relação ao mosquito, tem a ver com a Chikungunya. Isso porque, no ano passado, uma pessoa morreu por causa da doença. Vale lembrar que os três vírus provocam sintomas muito parecidos: dor no corpo, dor nas articulações dos pés, mãos e juntas, além de febre e dor de cabeça. Por isso, é muito importante que, ao sentir os sintomas, a pessoa procure um médico imediatamente, como explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Joana Sampaio.

TEC./SONORA: Joana Sampaio, coordenadora de Vigilância em Saúde de Soledade

“A orientação é: a gente pede a esses pacientes que procurem as unidades básicas de saúde e, a partir daí, a equipe vai estar lá na unidade, vai receber esse paciente, vai dar as orientações necessárias e medicar se for o caso – a medicação geralmente acontece para o alívio dos sintomas – e as demais orientações vão partir da equipe.”

LOC.: Para saber mais sobre como você pode se proteger do mosquito que causa a Dengue, o Zika e a Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.